Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Scarlett Marton estabelece novos parâmetros para compreender o pensamento de Nietzsche em relação às mulheres

_Nietzsche e as mulheres, que a autora lança em abril pela Autêntica Editora, explora as ambivalências do filósofo _

Durante muito tempo, as considerações de Nietzsche sobre as mulheres foram tomadas com precaução, seja por causa da misoginia que acreditavam estar presente em seus textos, seja devido ao antifeminismo que julgavam neles se manifestar. Não se procurava examinar as questões teóricas que emergiram de seus escritos nem refletir sobre o lugar que elas ocupam no conjunto da sua obra. Nas últimas décadas, estudos feministas se propuseram discutir suas posições acerca das mulheres, fazendo dele um valioso interlocutor.

Em seu novo livro, Nietzsche e as mulheres: Figuras, imagens e tipos femininos, a filósofa Scarlett Marton estabelece parâmetros inteiramente novos sobre o tema. A partir de análises penetrantes e precisas dos textos de Nietzsche, ela revela a que ponto o seu pensamento é singular e profundo. Mas também torna evidente que a imagem da mulher presente em seus escritos é das mais tradicionais.

Nietzsche e as mulheres mostra que as reflexões de Nietzsche sobre as mulheres não têm um lugar marginal em sua obra; elas não se reduzem a preferências pessoais e, menos ainda, a desvios eventuais. Ao contrário, inscrevem-se em seu empreendimento filosófico. Por essa razão, é preciso relacioná-las com temas centrais do seu pensamento, como o perspectivismo e o experimentalismo, a crítica da metafísica e a luta contra o dogmatismo, a psicologia e a tipologia, os espíritos livres e os filósofos do futuro, a vontade de verdade e a ideia de interpretação, o conceito de vontade de potência e a noção de força, o eterno retorno do mesmo e o amor fati, as “ideias modernas” e a de?cadence.

O resultado é um livro em que a renomada pesquisadora brasileira não só constrói um rico panorama das mulheres no horizonte nietzschiano, como também elabora uma reflexão crítica sobre a impertinência das afirmações do filósofo. Obra valiosa e necessária, Nietzsche e as mulheres vem para marcar não só os estudos de Nietzsche no Brasil, mas também de todas as áreas que se ocupam com as discussões de gênero.

“Scarlett Marton rebate as provocações intelectuais de Nietzsche com críticas sutis e grande serenidade. Isso torna obrigatória a leitura de seu livro para os que se interessam pelo filósofo, bem como para os que desejam dar maior profundidade histórica e intelectual aos seus esforços para a emancipação feminina”, escreveu o também filósofo alemão Andreas Urs Sommer, do Centro de Pesquisa Nietzsche da Universidade de Freiburg, em seu texto de apresentação do livro.

SOBRE A AUTORA
Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Publicou no Brasil dezoito livros, a maioria sobre a filosofia nietzschiana, entre eles: Nietzsche e a arte de decifrar enigmas (2014); Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos (3 ed., 2010); Nietzsche, seus leitores e suas leituras (2010); Nietzsche, filósofo da suspeita (2010); Extravagâncias: ensaios sobre a filosofia de Nietzsche (3 ed., 2009); A irrecusável busca de sentido: autobiografia intelectual (2004).

Publicou na França a obra Les ambivalences de Nietzsche (2021) e, na Argentina, Nietzsche y “la nueva concepción del mundo” (2017). É ainda autora de ensaios em livros e revistas especializadas no Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Bélgica, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Chile. Fundou o Grupo de Estudos Nietzsche (GEN); criou os Cadernos Nietzsche; é coordenadora da coleção de livros Sendas & Veredas; implementou o GT Nietzsche junto à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). É membro de diversas associações científicas, integra o comitê científico de HyperNietzsche e faz parte do conselho editorial de revistas e coleções de livros nacionais e estrangeiras, entre elas, Nietzsche-Studien e Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung.

Acesse a página do livro
Conheça outros títulos da coleção Filô

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.