Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Quatro décadas com Lula reconstrói a história do movimento sindical brasileiro

Em livro, Clara Ant rememora sua participação nas lutas sociais e os 40 anos de atuação ao lado de Lula. Primeiro lançamento acontecerá em 05/08, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

“Uma mulher apaixonada pelo Brasil e pela democracia. Um ser humano de infinita curiosidade e determinação. Assim é Clara Ant […] Clara tem sido uma referência contemporânea importante para as mulheres que ousamos ocupar espaços de poder e decisão desde os anos 1980. Ao lado do presidente Lula, foi muito mais do que uma assessora, atuando de corpo e alma na estruturação e implementação de políticas transformadoras, como o Programa Fome Zero”.
Professora Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte

Momentos marcantes na história do Partido dos Trabalhadores (PT), da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da luta sindical, principalmente nos anos 1970, estão agora reunidos em um único livro, narrados por uma figura-chave destes acontecimentos: Clara Ant. Nome importante nesta trajetória e assessora especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus dois mandatos, ela relata, em Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto, sua participação na luta pela democracia e pela justiça social ao lado do líder político.

A obra, que sai pela Autêntica Editora, já tem data de publicação, agenda de lançamentos e sessões de autógrafos confirmadas. Em 5 de agosto, às 17h30, será na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. No dia 17 de agosto, às 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo; e no dia 24 de agosto, também a partir das 18h, na Livraria da Travessa, em Brasília.

No livro, a autora descreve os períodos em que esteve à frente de movimentos para a redução da desigualdade e a ampliação da democracia. Fala sobre como conheceu Lula, ainda na década de 1970, e sobre os caminhos que trilharam juntos em prol da liberdade, da autonomia sindical e contra as leis de arrocho salarial.

Clara relembra sua participação na luta democrática brasileira, principalmente entre os anos 1977 e 1983, e as articulações que levaram à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) e à fundação do PT e da CUT. Na formação da Comissão Nacional Pró-CUT, Clara e Venize Nazaré Rodrigues, professora, do Pará, eram as duas únicas mulheres a integrar a diretoria, composta por um total de 56 pessoas, das quais 54 homens.

De 1991 a 2002, assessorou Lula nas campanhas eleitorais e nas Caravanas da Cidadania, uma importante atividade do partido no Brasil, além de ter auxiliado na elaboração de diversos projetos de políticas públicas, entre eles o Projeto Moradia e o Fome Zero. Após a eleição de Lula à presidência, atuou como sua assessora especial até 2010, e de 2011 a 2017 foi diretora do Instituto Lula, no qual atua como conselheira até hoje.

Muitos destes momentos foram registrados em fotografias, que acompanham o volume em um caderno especial.

Sobre este livro, escreveu o jornalista e escritor Lira Neto: “Clara Ant passa em revista sua atuação pública, que se confunde com a história recente de nosso país. É o olhar sensível e o testemunho precioso de quem viveu os bastidores de cada um desses episódios como protagonista e aliada permanente do líder político que, ao lado de Getúlio Vargas, é sem dúvida o personagem mais fascinante da história republicana brasileira.”

Mais informações sobre o lançamento estão disponíveis em: www.grupoautentica.com.br

SOBRE A AUTORA
Clara Levin Ant nasceu na Bolívia em 1948. Filha de judeus poloneses sobreviventes da Segunda Guerra, chegou ao Brasil em 1958 e se considera brasileira de coração. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), foi professora de Planejamento Urbano na PUC-Campinas, vice-presidenta da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), fundadora e uma das primeiras mulheres dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Participou ativamente da construção do Partido dos Trabalhadores, tendo sido deputada estadual de São Paulo de 1987 a 1991 e líder da bancada do partido na Constituinte de São Paulo de 1987 a 1988.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.