Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Press kit: "Elegias de Sexto Propércio"

Quarto volume da Coleção Clássica reúne obra completa de Propércio

Os quatro livros de elegias de Sexto Propércio ocupam uma posição de relevo no conjunto da poesia clássica romana, ao lado das obras de Catulo, Virgílio, Horácio e Ovídio, influenciando figuras luminares da poesia, como Petrarca, Goethe e Pound. E, agora, esses quatro livros chegam ao Brasil em volume único e bilíngue como Elegias de Sexto Propércio, pela Autêntica Editora, com organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores.

Propércio nunca recebeu a atenção devida do grande público, fora do círculo acadêmico. No Brasil e em Portugal, ele é ainda menos conhecido, pois existem pouquíssimas traduções em língua portuguesa. Para sanar a falta de uma tradução poética completa de Propércio na nossa língua, a Autêntica Editora publica essa obra, o quarto volume da Coleção Clássica.

A elegia romana engloba características da elegia grega e do epigrama. É uma poesia subjetiva complexa e mais longa do que o epigrama, e suas temáticas são prioritariamente amorosas, com vários elementos da mitologia para sustentar argumentos, sempre com um pouco de humor.

A poesia de Propércio é complexa, considerada obscura, difícil e excessivamente mística, de acordo com o tradutor Guilherme Gontijo; possui muitas nuances que tornam difícil sua classificação. Propércio já foi considerado romântico, político engajado (pró e contra o império augustano), sincero em suas paixões, artificial na escrita, simbolista avant la lettre, modernista romano, entre outros extremos. Com seu estilo único, suas elegias agora chegam ao público brasileiro em tradução cuidadosa e delicada.

Elegias de Sexto Propércio é o quarto volume da Coleção Clássica, que reúne textos de literatura – em prosa e verso – e ensaios que, pela qualidade da escrita, aliada à importância do conteúdo, tornaram-se referência para determinado tema ou época. Integram a coleção: Dicionário do latim essencial, organizado por Antônio Martinez de Rezende e Sandra Braga Bianchet, Diálogo dos oradores, uma das grandes obras do pensador romano Tácito, com tradução e notas de Martinez Rezende e Júlia Batista Castilho de Avellar, e Medeias latinas, Medeae romae, com tradução e organização de Márcio Meirelles Gouvêa Júnior.

Sobre o autor – Sexto Propércio nasceu em torno de 50 a.C., em uma família nobre da Úmbria (região próxima à atual Assis). O poeta perdeu seu pai ainda jovem, mas recebeu a educação formal da elite, provavelmente em Roma. Ainda jovem voltou-se para a poesia. Em 29 a.C. é publicado seu primeiro livro de elegias, talvez intitulado Amores, mas comumente conhecido como Cynthia monobiblos, dedicado a sua amada Cintia. Em seguida, entre 26-23 a.C., Propércio publica os livros II e III. Por fim, o livro IV sai por volta de 16 a.C. Acredita-se que ele tenha falecido em 15 a.C., com 35 anos.

Sobre o organizador – Guilherme Gontijo Flores é licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Estudos Literários, na área de Estudos Clássicos, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorando em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernáculas na Universidade Federal do Paraná. Ganhador do Prêmio APCA de tradução pela versão da obra Anatomia da melancolia, de Robert Burton [4 volumes, UFPR, 2010-2013].

Ficha técnica
Título: Elegias de Sexto Propércio
Autor: Sexto Propércio
Organização, tradução, introdução e notas: Guilherme Gontijo Flores
Número de páginas: 512
Formato: 16 × 23 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 978-85-8217-384-8

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.