Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "O princípio 80/20"

"O Princípio 80/20, os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida", desvenda qual é o mínimo e essencial que se deve fazer para criar resultados significantes

Em 1897, o economista Vilfredo Pareto descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas detinham 80% do que se produzia. Essa constatação ficou conhecida como Lei de Pareto e se deu enquanto o estudioso investigava a distribuic?a?o da receita e da riqueza em um determinado grupo.

Um século depois, Richard Koch apresentou O Princípio 80/20, os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida, sendo pioneiro em lançar de forma acessível essa teoria econômica que abrange quase todos os aspectos da vida moderna: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total e, portanto, 80% do que é feito – via de regra – não gera tanto resultado. O estudo deixa claro que há um desequilíbrio entre esforços e resultados, entradas e saídas, inputs e outputs e explicita uma relação matemática entre a proporção de pessoas e a renda recebida, tornando evidente que 80% do esforço consumido para finalidades práticas são irrelevantes.

Koch aponta quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes a fim de ensinar o leitor a obter mais, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia. Para tal, faz uma análise global do que pode ou não alavancar uma empresa e também a vida íntima dos indivíduos. Entretanto, nem sempre a fórmula “mais dinheiro, mais sucesso, mais feliz” está correta, pois a busca deve se basear em aumentar a riqueza pessoal e não necessariamente a renda.

A partir da teoria, o autor explica a análise e o pensamento 80/20 na prática, fazendo uma recapitulação de como começou a aplicá-lo em sua vida profissional e de que maneira o leitor pode utilizar quantitativa e qualitativamente essa proporção. Através de gráficos e tabelas, mostra como utilizá-las sem cair em armadilhas, fazendo uma avaliação correta com exemplos concretos a partir de cases de sucesso. Também elenca equívocos e acertos ao repensar estratégias de toda ordem: financeiras, administrativas, de gestão, de negociação, entre tantas outras.

Ao adentrar as questões referentes à vida privada, Koch questiona a forma como nos relacionamos com o nosso próprio tempo, propondo uma revolução que consiste na maneira com a qual lidamos e pensamos nele. Não se trata em tê-lo de sobra ou ser muito ocupado e sim em como o usufruímos seja para o trabalho, lazer ou ócio. Outro ponto levantado é o networking, já que sem os relacionamentos – pessoais e profissionais – estaríamos mortos para o mundo ou de fato. O autor aponta que geralmente nos equivocamos quanto ao que realmente importa.

Atento às principais questões suscitadas ao longo dos anos, a presente edição sofreu mudanças explicadas pelo autor no prólogo:

“Substituí aquele capítulo final por um inteiramente novo, chamado “As duas dimensões do princípio”, destacando os principais pontos gerados por uma década de comentários, conversas, cartas e e-mails. Amplifiquei e categorizei as melhores críticas ao princípio antes de apresentar minha resposta. Considero que esse esforço nos conduziu a um nível de consciência e compreensão do seu poder”.

Sobre o autor: Richard Koch é palestrante, consultor, empresário, investidor e escritor britânico. Quanto à formação, é graduado em Oxford com MBA na The WhartonSchool da Universidade da Pensilvânia. Trabalhou como consultor no The Boston Consulting Group e foi sócio da Bain&Company. Como empreendedor, resgatou da falência a Filofax e a Plymouth Gin, ergueu a Zola Hotels, começou a rede de restaurantes Belgo e teve papel decisivo para tornar a Betfair a maior bolsa de apostas do mundo.

Posteriormente, fundou sua empresa internacional de consultoria estratégica sediada em Londres, a LEK Partnership Consulting. Após se aposentar do mundo corporativo tornou-se investidor e, desde então, figura em destaque na lista dos mais ricos do Reino Unido do The Sunday Times. Autor de mais de 20 livros sobre negócios e ideias para aplicar o princípio de Pareto na gestão e na vida, entre os quais Living the 80/20 Way e The 80/20 Principle and 92 other Powerful Laws of Nature.

Ficha técnica:
Preço: R$ 37,90
Páginas: 256
Editora: Gutenberg
Formato: 16 × 23 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8235-259-5
Mês de lançamento: junho de 2015

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.