Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro reúne mais de 1.200 verbetes sobre a história da África

Obra traz o continente africano como centro dos acontecimentos, se distanciando da perspectiva eurocêntrica

Indispensável para todas as pessoas envolvidas com movimentos negros, culturais e sociais, além de importante instrumento para educadores, este Dicionário de História da África é fruto da parceria entre Nei Lopes e José Rivair, que fogem das abordagens convencionais trazidas por cronistas árabes e pelos escribas de navegadores portugueses para contar a história da África. A obra cobre o período que vai da ascensão do islamismo no século VII à derrocada do Império Songai no século XVI.

Mais do que estabelecer a historicidade de pessoas, povos, instituições, normas sociais, crenças e costumes, este livro oferece chaves para a interpretação da realidade social, política e cultural da África a partir das experiências dos próprios africanos. Com uma perspectiva libertária, os mostra como sujeitos plenos e atuantes a partir dos saberes, das formas de organização social e das técnicas herdadas de suas tradições ancestrais.

Entre os mais de 1.200 verbetes do livro, estão: Árvores simbólicas, Beta Mariam, Cidades, Circuncisão, Djeli, Escritas africanas, Igrejas rupestres, Macúria, Mansa, Mulheres, Navegações africanas, Ritos de passagem, Senioridade, e Sociedades secretas.

Além disso, a obra traz, entre outros, uma síntese cronológica, contextualizando os principais acontecimentos no continente africano no período tratado; interações e conflitos religiosos; as disputas pelo controle das fontes de riquezas e das rotas de comércio; biografias de figuras históricas; referências cruzadas entre os verbetes e uma extensa bibliografia relacionada.

Sobre os autores:

Nei Lopes é escritor, compositor, intérprete de música popular, estudioso das matrizes africanas da cultura brasileira. Em 2005, foi agraciado pelo governo federal com a medalha da Ordem do Mérito Cultural pelo conjunto de sua obra.

José Rivair Macedo é doutor em História Social pela USP, professor de História da África no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Coordenador do NEAB-UFRGS e pesquisador do CNPq.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.