Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "A cura da infelicidade - Como os antidepressivos melhoram, pioram e moldam a vida de milhões de pessoas"

Livro investigativo discute como é viver com antidepressivos

Numa combinação de memórias, história da ciência e reportagem, a jornalista e escritora americana Katherine Sharpe discute, em A cura da infelicidade – Como antidepressivos melhoram, pioram e moldam a vida de milhões de pessoas, lançamento da Editora Gutenberg, problemas que afetam a vida de milhões de pessoas como ela: a depressão e o uso de antidepressivos. Há 25 anos, quando foi lançada uma nova geração de antidepressivos, a maneira como as pessoas lidam com suas infelicidades mudou profundamente, levantando várias questões, como qual é a real necessidade de se fazer uso regular de antidepressivos, em que casos são bem-indicados, até que ponto são positivos ou como esses remédios mascaram a real personalidade de alguém. De forma consistente e esclarecedora, ela aborda essas e outras questões que afetam particularmente quem tem menos de 25 anos, cresceu tomando o medicamento e se pergunta: qual é minha verdadeira identidade? Quem sou eu sem os remédios?

Acometida por várias crises de ansiedade aos 18 anos, a autora recebeu um diagnóstico de depressão e começou a tomar antidepressivos para controlar seus lapsos emocionais. Questionando sua personalidade e autonomia diante dos medicamentos que precisou tomar por dez anos seguidos, percebeu que suas próprias perguntas eram feitas por muitas pessoas acometidas pelo mesmo problema. Aí nasceu a ideia deste livro. Misto de biografia e pesquisa, a obra mescla a experiência pessoal da autora com extensas e profundas pesquisas médicas e históricas e dezenas de entrevistas com médicos, especialistas e portadores da doença para ilustrar muitas respostas sobre a depressão e seus desdobramentos.

De forma inédita, Katherine define sua própria história colocando-a dentro de um contexto muito mais amplo de mudanças sociais, culturais e psiquiátricas que se relacionam diretamente com a depressão. Reflexões sobre a formação da identidade, experiências vividas e os benefícios e prejuízos do tratamento são feitas para mostrar como o uso dos remédios molda a vida de milhões de pessoas. Com texto equilibrado e fundo otimista, a autora revela meios possíveis e saudáveis de obter uma boa saúde mental, ressaltando também a importância dos exercícios físicos para amenizar os sintomas da doença. O embasamento rico da obra serve para pais que tenham dúvidas sobre formas de tratar seus filhos adolescentes com quadros de depressão. Por colocar relatos de pessoas que convivem com a doença todos os dias e pelo fato de a autora também ter feito uso de antidepressivos, o livro é reconfortante para quem tem a doença e também para as pessoas que todos os dias convivem com quem precisa fazer uso desses medicamentos para ter uma vida equilibrada.

Sobre a autora – Katherine Sharpe nasceu em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos. Cursou inglês e antropologia na faculdade Reed College em Portland e fez mestrado em literatura na Cornell University. Foi editora da revista Seed e publica artigos em vários veículos, entre eles a N+1, revista do Washington Post, Good, Seed, ReadyMade, The Village Voice e Scientific American Mind. Além disso, é colaboradora regular da revista Wired Design e tem um fanzine chamado 400 Words, que já foi destaque na revista Newsweek. A autora também mantém um blog na versão online da revista P_sychology Today_.

Ficha técnica:
Título: A cura da infelicidade – Como antidepressivos melhoram, pioram e moldam a vida de milhões de pessoas
Autora: Katherine Sharpe
Tradutor: Paulo Polzonoff Jr.
Número de páginas: 304
Formato: 16 × 23 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8235-018-8

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.