Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro descreve atitudes fundamentais alcançar equilíbrio e satisfação com o próprio corpo

A médica Meira Souza compartilha décadas de experiência para nos ensinar que, quando conseguimos empreender uma solução integral para estar em equilíbrio com nosso peso, vivemos com mais alegria

Quem já percebeu que a rotina diária pode estar estruturada em um ciclo vicioso? A dificuldade de dormir e descansar com qualidade está atrelada à falta de exercícios, à má alimentação, à respiração inadequada. Depois de um dia se alimentando de forma apressada e sem qualidade, sem se exercitar e sem prestar atenção na respiração, chegamos à noite exaustos. Nesse contexto, o descanso geralmente fica longe do ideal. No dia seguinte, fazemos tudo de novo. Percebemos a consequência disso no nosso corpo, em especial em relação ao peso. Soluções mágicas para emagrecer não faltam, mas o que realmente funciona? É possível mudar tudo isso?

Sensibilizada por diversos casos como o descrito acima, a Dra. Meira Souza nos ensina que atingir um peso equilibrado passa primeiro por uma melhor compreensão do nosso corpo. Para ela, o caminho não está no tratamento isolado de cada parte do corpo, mas no entendimento do organismo de forma integral. Para isso, ela criou a metodologia explicada na obra 12 atitudes para viver feliz e em equilíbrio com seu peso, publicada pela Editora Vestígio (Grupo Autêntica).

O lançamento da obra ocorrerá no Sempre um Papo, com uma conversa entre a autora, Dra. Meira Souza, e o jornalista Afonso Borges. O encontro acontecerá no dia 27 de abril, às 19h, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho – Belo Horizonte).

NÃO É FEITIÇARIA, MAS ANOS DE ESTUDO E DE EXPERIÊNCIA
A autora ressalta que a sociedade costuma abordar a redução de peso com ações isoladas, com práticas que possam ser reproduzidas em larga escala. O risco de ocorrer o popular “efeito sanfona”, nesses casos, aumenta muito. “Os vários métodos de emagrecimento que não respeitam as necessidades individuais, que ignoram histórias, singularidades, metas e pontos de partida, são tão ou mais deletérios do que o sobrepeso. Eles tornam os indivíduos vulneráveis, expondo-os a inúmeras ameaças externas, sejam elas físicas ou emocionais”, alerta Meira Souza.

A totalidade do corpo é percebida, segundo a autora, quando integramos cinco pilares fundamentais da vida: a respiração, a alimentação, a postura, o pensamento e o sono. “Quando essas áreas estão alinhadas, temos indivíduos saudáveis e em equilíbrio com seu corpo”, diz a médica. Ela acredita que a medicina deve orientar as pessoas a transformar seu estilo de vida de modo próprio. “É uma delícia quando redescobrimos tudo aquilo que nosso corpo é capaz de alcançar.”

Não se trata de uma obra de culto ao corpo, mas de compartilhamento de recursos necessários para transformarmos nosso estilo de vida. A própria médica deixa um alerta: não será uma viagem rápida, mas prazerosa e cheia de recompensas duradouras, afinal, estamos tratando do que será sua nova vida daqui para frente.

SOBRE A AUTORA
DRA. MEIRA SOUZA acredita na autonomia como parte indispensável da medicina. Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, fez residência em Anestesiologia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais e especializou-se em Tratamento da Dor pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscando compreender a integralidade do corpo, ampliou seus conhecimentos em acupuntura, prática ortomolecular, fitoterapia e medicina do exercício físico. Lecionou no curso de especialização em Fisioterapia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e é colunista do jornal O Tempo, no qual escreve sobre temas de saúde no cotidiano. É idealizadora do Instituto de Medicina Integrativa e Tratamento da Dor Dra. Meira Souza, onde pratica os conceitos abordados neste livro. Visite-a no instagram: @dra.meirasouza

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.