Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "O Muro"

Graphic novel "O Muro" retrata adolescência problemática com o punk rock como pano de fundo

Sucesso na França, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal, obra de Céline Fraipont e Pierre Bailly chega ao Brasil pela Editora Nemo

Estamos em 1988. Na monotonia de uma pequena cidade do interior belga, a garota Rosie, 13 anos, se vê entregue à própria sorte. Sua mãe optou por uma aventura amorosa em outro país e seu pai vive para o trabalho. Consumida por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida.

Um muro situado numa praça da vizinhança é o local de fuga para ela e sua amiga, Nath. É lá que as amigas de infância frequentemente se encontram para trocar confidências e onde também passam a beber –situação que leva a mãe de Nath a proibir o relacionamento das duas, por considerá-lo nocivo ao bem-estar da filha.

Um dia, junto ao muro, após um longo período de solidão, Rosie conhece Joiakim, e vê surgir não apenas seu primeiro amor, mas também seu envolvimento com as drogas e todos os conflitos e dificuldades comuns nessa etapa da vida.

O Muro é uma história que mergulha profundamente na intimidade de uma adolescente que busca se entender e o faz de maneira bastante própria. Entretanto, a vida da mocinha belga interiorana sufocada pelo cotidiano de uma família disfuncional acaba por criar empatia comovente.

Criação em dupla

A dupla Céline Fraipont (roteirista) e Pierre Bailly (desenhista) criou uma graphic novel atemporal, devido à universalidade do tema, com um roteiro que revela os anseios, frustrações e dúvidas que Rosie traz em si na tentativa de se adaptar a uma vida solitária. A escolha por um tratamento estético em preto e branco aparentemente frio não é casual. Além de explicitar os sentimentos da protagonista, também remete ao movimento punk rock oitentista, uma vez que o enredo se passa no final da década de 1980.

A estreia em graphic novel de Céline Fraipont apresenta ao leitor uma história poética, forte e pungente e nos leva a uma profunda reflexão sobre um período delicado para todos: a chegada da adolescência.

Sobre os Autores:

Céline Fraipont – Nasceu em Bruxelas, em 1974. Em 2005, imagina e roteiriza a bem-sucedida série muda Petit Poilu (“Peludinho”), destinada às crianças (Edições Dupuis). Apaixonada por quadrinhos underground e independentes, assina o roteiro de O Muro, sua primeira graphic novel.

Pierre Bailly – Nasceu em Argel, em 1970. Desenhista de histórias em quadrinhos, vem produzindo continuamente desde 1995. Extremamente aberto a experimentações gráficas, desenvolve as mais diversas abordagens de seu ofício (La Saison des anguilles, Agadamgorodok, Ludo, Petit Poilu). Com O Muro, ele encontra a história que lhe permite fazer um trabalho em preto e branco, mais radical.

Ficha técnica:
Preço: R$ 39,90
Páginas: 192
Editora: Nemo
Formato: 17 × 24 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8286-163-9

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.