Grupo Autêntica

Autêntica Business Infantil e juvenil Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "Graciliano Ramos – Um escritor personagem"

Graciliano Ramos – Um escritor personagem

Graciliano Ramos – Um escritor personagem ganha menção honrosa em prêmio latino-americano

Depois de ser finalista do Premio Jabuti 2009, na categoria Teoria/Crítica Literária, Graciliano Ramos – Um escritor personagem, entra 2010 com mais uma conquista: Menção honrosa no importante Prêmio Literário Casa de las Américas, na categoria Literatura Brasileira. A principal proposta do livro é analisar Vidas secas, de Graciliano Ramos, em perspectiva comparativa com os demais romances desse autor. Maria Izabel Brunacci assim o faz revelando pontos como: os processos pelos quais o contexto social se estabelece como fator estruturante de suas obras, a forma como Vidas secas se insere na tradição literária brasileira e ainda sua relação com os momentos da história do Brasil, bem como soluções políticas, éticas e estéticas apresentadas por Graciliano nesse que é um dos textos mais importantes da literatura brasileira.

A autora, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora de Programas Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pretende com o livro contribuir para uma visão mais clara a respeito de Vidas secas no cenário literário brasileiro. Completando 70 anos, essa obra sinaliza a forma como Graciliano dialoga com as obras literárias do passado e com aquelas que lhe são contemporâneas.Esse fenômeno pode ser mais bem compreendido quando se analisa a relação entre a forma literária e o processo social.

Publicados na década de 1930, os romances de Graciliano emergiam em um momento complexo na vida nacional, em que o Brasil atrasado e arcaico continha e era contido num país que passava a se modernizar nas metrópoles. E, levando-se em conta esse fato, a autora explica que é natural que o choque entre projetos políticos divergentes repercuta na produção cultural da época.

Voltado para um público leitor amplo, que vai desde professores, educadores e demais interessados em literatura brasileira, o livro tem o mérito de tratar de um dos mais importantes escritores da nossa literatura, de forma a contextualizá-lo com sua época, sinalizando possibilidades de leitura e interpretação da obra de Graciliano Ramos na contemporaneidade, principalmente no que diz respeito à forma como o escritor se coloca em seus textos e se posiciona enquanto sujeito de classe, destacando-se no processo de representação o modo como ele passa a ser personagem de sua própria obra.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.