Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Press kit: "Ética & Educação"

Filósofa analisa as relações entre ética e educação

Só existem processos educativos na medida em que sempre há um outro a educar. É o que a obra Ética & Educação: outra sensibilidade, lançamento da Autêntica Editora, pretende mostrar. Num texto em que estão combinados rigor de conteúdo e leitura acessível, bem como argumentos claros e inventividade filosófica, Nadja Hermann, especialista em Filosofia da Educação, apresenta uma profunda análise sobre as relações muitas vezes ambíguas entre ética e educação.

A obra é uma valiosa contribuição para as discussões contemporâneas sobre a presença do outro e sobre o par sujeito-objeto na modernidade. Nesse âmbito, a autora discute minuciosamente importantes questões, como alteridade, diferença, igualdade, formação e singularidade, trazendo à tona uma das perguntas que mais evidencia o problema da validade da ação educativa: “como o homem sabe o que é correto para si e também para os outros?”. Sem pretender chegar a uma resposta definitiva, Hermann propõe recorrer ao diálogo e à experiência estética “para o estabelecimento de uma reciprocidade possível entre o eu e o outro”.

Em cinco capítulos e um epílogo, a obra oferece um marco categorial que possibilita à educação retomar a questão ética da alteridade, em que o distinto possa ser reconhecido no seu movimento constitutivo, e dar visibilidade às exigências de um processo formativo que considere a diferença e a singularidade. Para tanto, Nadja Hermann recorre às contribuições de pensadores como Schopenhauer, Nietzsche, Habermas, Freud, Gadamer e Derrida, de modo a traçar uma genealogia da alteridade.

Com uma ampla e atualizada bibliografia, o livro integra a coleção Temas & Educação, que reúne obras escritas por especialistas em educação, dirigidas a quem quiser se aprofundar nos temas abordados e se familiarizar com as discussões contemporâneas no campo da pesquisa e da prática educacional.

Sobre a autora – Nadja Hermann é graduada em Filosofia pela UFSM e doutorou-se em Educação pela UFRGS, com estudos complementares (doutorado sanduíche) na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação na UFRGS de 1997 a 2005. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos 1998, 1999 e 2005. É pesquisadora do CNPq desde 1997 e atualmente é professora adjunta da PUCRS. Ensina e pesquisa nas áreas de filosofia da educação e ética. Publicou Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola (EDIPUCRS, 1996); Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas (EDIPUCRS, 1999); Pluralidade e ética em educação (DP&A, 2001); Hermenêutica e educação (DP&A, 2002); Ética e estética: a relação quase esquecida (EDIPUCRS, 2005) e Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética (Editora da Unijuí, 2010), além de vários artigos e capítulos de livros sobre ética e filosofia da educação.

Ficha técnica do livro

Título: Ética & Educação: outra sensibilidade
Autora: Nadja Hermann
Coleção: Temas & Educação
Número de páginas: 176
Formato: 13 × 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-8217-433-3

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.