Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Fabien Toulmé e Chloé Cruchaudet marcam presença no Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ BH

Franceses são aguardados pelo público brasileiro; evento acontece em Belo Horizonte entre os dias 3 e 7 de agosto, com entrada gratuita

Belo Horizonte recebe, entre os dias 3 e 7 de agosto, o 11º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH, e a Nemo, uma das principais editoras dedicadas ao gênero no Brasil, estará representada por nomes que há tempos vêm sendo aguardados pelos leitores brasileiros: os franceses Fabien Toulmé e Chloé Cruchaudet, dois importantes nomes da nona arte na Europa.

Também estarão presentes os tradutores Érico Assis e Renata Silveira, responsáveis por verter para o português alguns dos principais títulos publicados pela editora, e a atriz Inês Peixoto, que assinou a adaptação da peça Os gigantes da montanha, encenada pelo Grupo Galpão, para os quadrinhos. A Nemo contará ainda com um estande com centenas de livros à venda.

A 11ª edição do FIQ será norteada pelo tema “Quadrinhos e o mundo do trabalho” e contará com exposições, mostra de filmes, palestras, oficinas, mesas-redondas, sessões de autógrafos, bate-papos e atividades interativas. O evento acontece no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte/MG), com entrada gratuita.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS
Fabien Toulmé é um nome querido pelos leitores brasileiros, e a recíproca também é verdadeira: o autor costuma se dirigir ao público em um português com sotaque levemente paraibano, resultado dos 10 anos que viveu na região.

Não era você que eu esperava, seu primeiro livro publicado no Brasil, é um relato sensível e autobiográfico de um pai que descobre que a filha tem Síndrome de Down. A obra já vendeu milhares de exemplares desde que foi lançada, saiu em diversos países e, atualmente, está sendo adaptada para o cinema na França.

Ainda na área de não ficção, lançou a trilogia A odisseia de Hakim, que conta a história de um jovem sírio que foi obrigado a abandonar seu país, deixando para trás sua família, seus amigos e o próprio negócio por causa da guerra. Com o primeiro volume da série, Fabien Toulmé foi indicado ao Prêmio Eisner em 2022, considerado o Oscar dos quadrinhos, na categoria Melhor Trabalho Baseado em Fatos.

Na seara de ficção, é autor de Duas vidas, que conta a história de dois irmãos bem diferentes entre si e as lições aprendidas quando a vida de ambos toma rumos bastante inesperados; e do recém-lançado Suzette, um relato cheio de emoção, humor e vida sobre a força do amor, tanto na juventude quanto na terceira idade.

O autor estará presente no FIQ em 5 de agosto, às 15 horas, para uma sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos George Perez; e no dia 6 de agosto, às 15 horas, para a Conversa em quadrinhos: as narrativas intimistas, que será mediado por Gabriel Nascimento, no Auditório Ricardo Laranja. Neste mesmo dia, às 17 horas, o autor participa de uma nova sessão de autógrafos.

Chloé Cruchaudet tem uma trajetória mais recente no Brasil, mas nem por isso menos elogiada. Ela é autora de Degenerado, que faturou o título de Melhor Álbum no Festival de Angoulême de 2014 – considerado o maior evento de quadrinhos do mundo – e o Grande Prêmio da Associação de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos francesa em 2013.

O livro foi publicado pela Nemo em 2020 e, desde então, se tornou um dos principais títulos do catálogo. Conta a história real de Paul, um soldado francês que, não suportando mais o inferno das trincheiras da Primeira Guerra, se torna um desertor – conduta que, na época, era punida com a pena capital. Ele passa então a viver escondido em um pequeno apartamento até encontrar uma solução ao lado da esposa, Louise: se travestir. E entre a confusão de gênero e o trauma da guerra, o casal terá um destino inesperado.

Chloé Cruchaudet tem participação em 4 de agosto, às 18 horas, na mesa Quadrinhos e transmídia: animação e outros registros, com Erick Ricco, Rogi Vieira e Talles Rodrigues, com mediação de Daniel Werneck. No dia 5 de agosto, às 15 horas, participa de sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos George Perez; e no dia 6 de agosto, às 13h30, da Conversa em quadrinhos: ficção histórica, com mediação de Aline Lemos no Auditório Ricardo Laranja. No mesmo dia, às 19 horas, tem nova sessão de autógrafos na Praça George Perez.

TRADUÇÃO
A tradução, etapa importante no trabalho de publicação de uma obra originalmente escrita em outro idioma, será discutida na mesa Tradução, traição?, que contará com a presença de Érico Assis, tradutor da trilogia A Marcha, dos quadrinhos de Adrian Tomine e de Em ondas, todos publicadas pela Nemo. O debate acontece no dia 4 de agosto, às 16h30, no auditório Ricardo Laranja, e também terá participação de Aline Zouvi e Dandara Palankof. A mediação será de Renata Silveira, tradutora de francês e alemão, que já traduziu para o português 11 quadrinhos do catálogo da editora.

QUADRINHOS NA RIBALTA
Em 2019, a Nemo publicou Os gigantes da montanha, uma versão em quadrinhos do clássico escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello. O projeto foi idealizado e roteirizado pela atriz Inês Peixoto, tendo como ponto de partida a montagem feita pelo Grupo Galpão, do qual faz parte, em 2013. Ela contará ao público como foi essa experiência durante a mesa Quadrinhos na Ribalta: os desafios de dialogar quadrinhos com teatro, que terá também a participação dos atores Eduardo Moreira e Teuda Bara, parceiros na trupe teatral mineira, que este ano completa 40 décadas de história. O encontro acontece no dia 3 de agosto, às 19h30, no auditório Ricardo Laranja, com mediação de Camila Figueiredo.

RODADA DE NEGÓCIOS
Os editores da Nemo, Arnaud Vin e Eduardo Soares, participarão da Rodada de Negócios, ação promovida pelo FIQ com o objetivo de aproximar artistas e editoras. Os encontros, que vão ocorrer nos dias 3 e 4 de agosto, são organizados com objetivo de ampliar o networking profissional, oferecendo aos quadrinistas inscritos e selecionados previamente a oportunidade de apresentarem os seus projetos às editoras convidadas.

CONFIRA ABAIXO O RESUMO DA PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES DA NEMO NO FIQ:
QUARTA | 3 de agosto
19h30: Quadrinhos na Ribalta: os desafios de dialogar quadrinhos com teatro
Com Inês Peixoto, Eduardo Moreira e Teuda Bara | Mediação: Camila Figueiredo
Auditório Ricardo Laranja

QUINTA | 4 de agosto
16h30: Tradução, traição?
Com Érico Assis, Dandara Palankof, Aline Zouvi | Mediação: Renata Silveira
Auditório Ricardo Laranja

18h: Quadrinhos e transmídia: animação e outros registros
Com Chloé Cruchaudet, Talles Rodrigues, Rogi Vieira e Erick Ricco | Mediação: Daniel Werneck
Auditório Ricardo Laranja

SEXTA | 5 de agosto
15h: Sessão de autógrafos
Fabien Toulmé | Chloé Cruchaudet
Praça de autógrafos George Perez

SÁBADO | 6 de agosto
13h30: Conversa em quadrinhos: ficção histórica
Com Chloé Cruchaudet | Mediação: Aline Lemos
Auditório Ricardo Laranja

15h: Conversa em quadrinhos: as narrativas intimistas
Com Fabien Toulmé | Mediação: Gabriel Nascimento
Auditório Ricardo Laranja

17h: Sessão de autógrafos
Fabien Toulmé
Praça de autógrafos George Perez

19h: Sessão de autógrafos
Chloé Cruchaudet
Praça de autógrafos George Perez

Clique aqui para mais informações sobre a Editora Nemo.
Clique aqui para mais informações sobre o FIQ.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.