Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Ensaios de Tamsin Spargo chegam ao Brasil pela Autêntica Editora

_Lançamento da coleção Argos apresenta as principais ideias de Foucault sobre sexualidade e
as relaciona com a teoria queer_

O uso da palavra “queer” tem se tornado cada vez mais comum nas últimas décadas – a origem do movimento remonta a fins dos anos 1980 nos Estados Unidos, como uma resposta ao padrão binário de gênero, às normas e à opressão social a tudo que diverge, que é “excêntrico”, “esquisito”, “diferente”. Mas onde se assentam as bases filosóficas e culturais que deram origem ao que hoje chamamos de teoria queer?

Para Foucault, gênero e sexualidade são categorias construídas pelo discurso, pela história, pela cultura e pela sociedade. Em Foucault e a teoria queer – seguido de Ágape e êxtase: orientações pós-seculares , lançamento da coleção Argos, Tamsin Spargo oferece uma introdução das principais ideias do filósofo presentes em História da sexualidade, e as relaciona com o desenvolvimento da teoria queer.

No ensaio que dá título ao livro, a escritora analisa os principais pontos apresentados por Foucault para definir a teoria queer e utiliza ideias de autoras como Eve K. Sedgwick, Gayle Rubin, Judith Butler e Teresa de Lauretis como suporte para discutir conceitos de heteronormatividade, performatividade, transgeneridade, libertação sexual e o impacto da aids nas teorias da sexualidade.

No segundo ensaio, Spargo questiona o desenvolvimento da teoria até o momento e a relaciona com os estudos pós-estruturalistas e pós-seculares. Ao tratar das ideias de filósofos, teólogos e teóricos do queer tão diversos quanto Sara Ahmed, Marcella Althaus-Reid e Slavoj Žižek, Spargo sugere que os conceitos de ágape e êxtase podem sinalizar modos de pensar que transcendam os fundamentalismos, tanto na ciência quanto na religião.

Traduzida pela jornalista e cientista social Heci Regina Candiani, a edição conta com posfácio do sociólogo Richard Miskolci, que contextualiza amplamente a História da sexualidade, de Foucault, e apresenta novos caminhos para a discussão da teoria queer.

Por meio de uma narrativa clara e objetiva, Tamsin Spargo oferece um livro essencial para entender as bases da teoria queer e como a cultura LGBTQ mundial se apropriou de uma palavra ofensiva e a ressignificou em defesa das identidades individuais.

Lançada em 2017 pela Autêntica Editora, a coleção Argos reúne obras clássicas e contemporâneas que fomentam o debate sobre estudos de gênero e teoria queer. Alinhada à evolução dessas discussões nos últimos anos, a coleção se propõe a contribuir com um referencial que convide ao diálogo. Entre os títulos já lançados, estão: Argonautas , de Maggie Nelson; Flor de açafrão , de Guacira Lopes Louro; e Desejos digitais , de Richard Miskolci.

Sobre a autora: Tamsin Spargo é escritora e historiadora cultural. Sua carreira acadêmica perpassa instituições como a Universidade John Moores, em Liverpool, Reino Unido, onde foi professora adjunta de História Cultural e diretora da Escola de Artes, Crítica e Mídia; e a Universidade de Malaya, na Malásia, onde lecionou Literatura Inglesa. Seus livros incluem Reading the Past (Palgrave), Wanted Man: The Forgotten Story of an American Outlaw (Bloomsbury) e John Bunyan (Northcote House). Spargo mora na Cornualha, sul da Inglaterra, onde trabalha como escritora e realiza atividades comunitárias.

Sobre a tradutora: Heci Regina Candiani é tradutora, cientista social e jornalista. Atualmente, realiza seu doutorado em Estudos de Gênero pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com uma pesquisa sobre a obra de Simone de Beauvoir. Traduziu Mulheres, raça e classe e Mulheres, cultura e política, de Angela Davis, e Conversas com Elizabeth Bishop, organizado por George Monteiro.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.