Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Ensaios de Giorgio Agamben discutem a linguagem, a história e a potência do pensamento

Chega ao Brasil pela Autêntica Editora A potência do pensamento, coletânea de ensaios e conferências escritos pelo filósofo italiano Giorgio Agamben entre 1979 e 2004 e reunidos em livro, na Itália, em 2005. O autor divide os 21 textos em três núcleos de preocupações centrais que acompanham o seu pensamento – a linguagem, a história e a potência. De acordo com Cláudio Oliveira, coordenador da série Filô Agamben, o livro oferece “talvez o mais extenso e completo panorama da obra deste filósofo italiano que está entre os mais importantes do nosso tempo”.

O título foi retirado de uma conferência proferida em Lisboa em 1987 e que permaneceu inédita até a publicação do livro. Agamben afirma que o conceito de potência ocupa um lugar central na filosofia ocidental. Mobilizando as categorias de ato (aquilo que é como é) e potência (aquilo que pode ser ou que pode não ser), Agamben mostra como a política é o campo do ser em potência, não do ser atual. Em todos os textos, de fato, está em curso um experimento em que a cada volta é posto em jogo o homem como um ser de potência, que nenhuma tarefa histórica, nenhuma obra ou nenhuma vocação biológica pode esgotar.

Segundo Oliveira, a coletânea permite entender como o pensamento de Agamben se constrói num diálogo permanente com autores tanto da filosofia antiga, como Platão e Aristóteles, como da filosofia contemporânea, como Benjamin, Heidegger, Foucault, Deleuze e Derrida. “É ainda uma obra em que o diálogo com a linguística e a antropologia do século XX se mostra igualmente como um elemento fundamental no edifício teórico desta que é uma das obras filosóficas mais importantes do nosso tempo”, explica.

A potência do pensamento é o sétimo título da série Filô Agamben, que já conta com O homem sem conteúdo, A comunidade que vem (ambos com tradução de Cláudio Oliveira), Ideia da prosa (tradução do português João Barrento) e Meios sem fim (tradução de Davi Pessoa); além de Introdução a Giorgio Agamben: uma arqueologia da potência, de Edgardo Castro (tradução de Beatriz de Almeida Magalhães). Em breve, serão também publicados os livros Bartleby, a fórmula criação e O tempo que resta.

Sobre o autor – O filósofo Giorgio Agamben nasceu em 1942, em Roma, e laureou-se em Direito em 1965. Em 1966, participou do primeiro Seminário de Thor, que Heidegger realizou a convite de René Char. Entre 1974 e 1975, pesquisou em Londres na Warburg Institute Library. Entre 1982 e 1993, assumiu a tarefa de apresentar ao público italiano uma edição completa das obras de Walter Benjamin pela editora Einaudi, de Turim. Nesse processo acabou descobrindo textos inéditos de Benjamin na Biblioteca de Paris. Entre 1986 e 1993 foi diretor de programa do Colégio Internacional de Filosofia de Paris. A partir de 1988, passou a ensinar na Itália, primeiro em Macerata, depois em Verona e, por fim, em Veneza, de onde se demitiu em 2009.

Ficha técnica:
Preço: R$ 43,00
Páginas: 368
Editora: Autêntica
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8217-345-9
Coleção: Filô

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.