Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Aprendizagem em Geometria na educação básica"

Educadoras exploram conceitos geométricos por meio da fotografia e da escrita

Aprender e ensinar geometria pode ser fácil e divertido, se utilizadas as ferramentas adequadas. Muitas pesquisas têm sido produzidas no campo da educação sobre o ensino desta área da matemática. No entanto, o professor, quando deseja programar atividades diferenciadas com seus alunos, depara-se com a escassez de materiais publicados. Diante dessa constatação, as educadoras Cleane Aparecida dos Santos e Adair Mendes Nacarato constroem, desenvolvem e analisam uma proposta alternativa para explorar os conceitos geométricos, aliando o uso de imagens fotográficas às produções escritas dos alunos. O resultado pode ser conferido em Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula, lançamento da Autêntica Editora que integra a coleção Tendências em Educação Matemática.

As educadoras começam o livro apresentando um breve histórico do ensino de Geometria no Brasil e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Elas buscam apresentar, em sete capítulos, elementos que possam contribuir tanto para o campo da pesquisa quanto para as práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo o organizador da coleção, Marcelo de Carvalho Borba, neste livro o leitor encontra situações de sala de aula de uma professora de 5ª série de escola pública que inova sua prática de ensinar geometria. “Utilizando-se de uma máquina fotográfica, os alunos registraram diferentes espaços da escola e fora dela para explorarem os conceitos de espaço e forma. As situações aqui narradas evidenciam como fotografar e escrever são ações que possibilitam que os alunos produzam sentidos para alguns conceitos geométricos do currículo escolar”, expõe.

Esta mais nova edição da coleção Tendências em Educação Matemática vem para reforçar as diversas formas de refletir sobre esse movimento denominado educação matemática, o qual está embasado no princípio de que todos podem produzir matemática nas suas diferentes expressões. A coleção busca também apresentar tópicos em matemática que tenham tido desenvolvimentos substanciais nas últimas décadas e que podem se transformar em novas tendências curriculares dos ensinos fundamental, médio e universitário.

Sobre as autoras – Cleane Aparecida dos Santos, doutoranda e mestre em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba/SP, é integrante do Grupo Colaborativo em Matemática (GRUCOMAT). Pedagoga e docente no Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA, Jundiaí/SP), é professora efetiva da rede municipal de ensino de Jundiaí. Realiza minicursos para professores e, entre seus projetos, destaca-se o Clique, que enfoca a documentação pedagógica, a partir da abordagem de Reggio Emilia, da Itália.

Adair Mendes Nacarato é licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, com pós-doutorado em estudos biográficos pela UFRN. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. Suas pesquisas centram-se em formação do professor que ensina matemática, estudos biográficos e práticas pedagógicas.

Ficha técnica do livro

Título: Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula
Autoras: Cleane Aparecida dos Santos e Adair Mendes Nacarato
Coleção: Tendências em Educação Matemática
Formato: 14 × 21 cm
Número de páginas: 112
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-457-9

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.