Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "Música, mente e educação"

Educação musical ganha novas perspectivas embasadas em teorias psicológicas

Chega ao Brasil o livro Música, mente e educação, do professor emérito de Educação Musical da Universidade de Londres Keith Swanwick, que explora as dimensões psicológicas e sociológicas da experiência musical e suas implicações para a educação em uma sociedade pluralista. O autor elabora uma teoria que abarca todos os níveis de ensino e que enfatiza a importância da música e das artes em geral no desenvolvimento da mente.

Com vasta experiência no assunto, Keith Swanwick revela aqui uma série de questões fundamentais, entre elas, o valor das artes, especialmente da música, na aprendizagem. Analisa teorias já propostas e a importância da música na educação de crianças e jovens. Revê o conceito de desenvolvimento musical e o ensino em uma sociedade pluralista. Mostra ainda como colocar a teoria em prática na sala de aula. “Depois de considerar a necessidade de chegar a uma teoria da educação musical que fosse convincente e factível, agora passo a dar atenção a uma variedade de obras psicológicas em busca de chaves que possam desvendar alguns dos segredos da música em si, tentando chegar mais perto de saber o que faz a música ser musical”, afirma o autor.

Assim, Swanwick aprimora teorias de educação musical formuladas anteriormente, por ele e por outros educadores, relacionando a investigação da natureza da experiência com a música, a maturação, a educação e o desenvolvimento de jovens ao fato de que as sociedades são inegavelmente multiculturais.

Sua pesquisa, direcionada ao entendimento da base estética e psicológica da música e da experiência musical, ajuda a reunir e interpretar trabalhos que têm sido feitos nesse campo e a tornar possível uma educação mais propositiva nas escolas e faculdades. Apresenta-se, dessa forma, um modelo de desenvolvimento diferenciado de aprendizagem, por meio de uma teoria fundamentada por um dos mais importantes pesquisadores contemporâneos de educação musical no mundo.

Sobre o autor – Keith Swanwick (1931) é pesquisador e educador musical, graduado com distinção pela Real Academia de Música de Londres, um dos mais aclamados conservatórios de música do mundo. Inspirado pela obra de Piaget – segundo a qual o homem se desenvolve por etapas, como em uma espiral –, propôs uma teoria sobre o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes e investigou diferentes maneiras de ensinar e aprender música. De 1984 a 1998, foi editor do British Journal of Music Education, juntamente com John Paynter. Em 1987, tornou-se o primeiro presidente da British National Association for Education in the Arts e, de 1991 a 1995, foi presidente do Music Education Council do Reino Unido. Foi professor visitante em universidades de diversos países, incluindo o Brasil. Em 2011, o governo brasileiro distribuiu a professores de música seu livro Ensinando música musicalmente (Moderna, 2003). É o editor de Music Education, importante obra de referência publicada pela Routledge em 2012.

Ficha técnica do livro

Título: Música, mente e educação
Autor: Keith Swanwick
Tradução: Marcell Silva Steuernagel
Número de páginas: 208
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-115-8

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.