Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Para entender o jornalismo"

Coletânea subverte a compreensão do jornalismo na atualidade

Até recentemente, o jornalismo era pensado através de categorias do século passado, de teorias da informação que utilizavam um modelo de fluxo linear. A coletânea Para entender o jornalismo, lançamento da Autêntica Editora, organizada pelos jornalistas e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais Bruno Souza Leal, Elton Antunes e Paulo Bernardo Vaz, subverte o modelo e propõe uma revolução no olhar, para se pensar o jornalismo a partir do conceito de experiência.

Dividido em quatro partes, questiona quem produz e quem consome a notícia no mundo de hoje, indaga até que ponto o jornalismo é uma janela para o mundo. Atravessa a janela e observa o jornalismo pelo seu avesso. Revê conceitos consagrados, tais como fontes, canais, veículos, agenda, informação, atualidade, temporalidade, o fático e o fictício.

Os autores não se prendem a rótulos acadêmicos e a velhas teorias. Relatam experiências pessoais, em linguagem descontraída e bem-humorada. Ilustram suas reflexões com casos vividos, histórias do cotidiano e episódios do jornalismo diário, que tornam a leitura agradável. Suscitam mais perguntas que respostas e repõem o jornalismo na complexidade que lhe é inerente.

Há ainda um glossário com termos técnicos recorrentes no meio jornalístico e uma ampla referência bibliográfica. Dessa forma, a obra configura-se como uma ferramenta útil a profissionais, estudantes e pesquisadores de Comunicação Social que buscam cada vez mais respostas a suas perguntas para entender o jornalismo na contemporaneidade.

Sobre os organizadores – Bruno Souza Leal é professor e pesquisador dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e experiência. É coautor do livro Entre o sensível e o comunicacional, também publicado pela Autêntica Editora.

Elton Antunes é professor e pesquisador dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do Grupo de Pesquisa Imagem e Sociabilidade (GRIS).

Paulo Bernardo Vaz é professor colaborador dos cursos de pós-graduação em Comunicação da UFMG e em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador integrado ao GRIS, atua no GrisPress. Pela Autêntica Editora, também publicou o livro Série narrativas do cotidiano.

Ficha técnica:
Título: Para entender o jornalismo
Organizadores: Bruno Souza Leal, Elton Antunes, Paulo Bernardo Vaz
Número de páginas: 240
Formato: 14 × 21 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-82174-45-6

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.