Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "A Lista"

Chega ao Brasil o espetáculo A lista, interpretado por Clarice Niskier

A autora canadense Jennifer Tremblay desdobra os dramas da indiferença cotidiana na premiada peça A lista, que estreia no dia 14 de novembro, no Teatro Eva Herz. A Autêntica Editora lança livro com o texto da peça.

Um item. Outro item. E outros tantos mais. É desse modo, falando entre infindáveis listas do cotidiano, que a escritora Jennifer Tremblay chega ao país com um de seus grandes sucessos: A lista, lançamento da Autêntica Editora. Com tradução de Risa Landau, o aclamado texto para teatro, traduzido para vários idiomas e produzido em palcos de todo o mundo, tem como tema central a indiferença. A peça chegou às mãos da atriz Clarice Niskier três anos atrás, como um convite à sua encenação. A atriz apaixonou-se pelo texto de Jennifer, autora inédita no Brasil, e encomendou a Risa Landau a tradução em língua portuguesa. O livro será lançado junto à estreia da peça, dia 14 de novembro, no Teatro Eva Herz, em São Paulo, resultado da parceria da Autêntica Editora com a Livraria Cultura que, por um ano, terá primazia nas vendas.

Tremblay conta a história de uma mulher residente em uma região campestre, provavelmente canadense, com o marido e os três filhos. Ela é vizinha de Caroline, morta há pouco. Enquanto esta era uma mãe devotada aos quatros filhos e ao amor que lhe proporcionam, aquela vivia atormentada pela autoimposição de colocar o mundo dentro de intermináveis listas. Na sanha de eliminar os afazeres de suas listagens, um deles foi constantemente negligenciado. E há um preço a se pagar por isso, alto demais.

O texto é um constante convite à reflexão sobre nossa percepção em relação àqueles que nos cercam. “Qual é o seu dever primordial para com o outro? Não adianta olhar para mim. Não sei a resposta. Eu adorei o texto. Ele me fez perguntas. Quais são as minhas responsabilidades? Cada um de nós vai se sensibilizar num ponto”, provoca a atriz Clarice Niskier na apresentação da obra. Clarice é quem interpreta a narradora na peça que tem a direção de Amir Haddad.

Ao longo dos sete atos (Expiração, Opressão, Dispneia, Síncope, Asfixia, Sufocação e Inspiração), as frases curtas disparam pancadas nos ouvidos e solapam as certezas de quem lê. “Gosto da facilidade de se compreender este texto. Gosto da tradução da Risa. Da poesia da Jennifer. Do ritmo alucinado de sua calma. Batidas à porta. Mais portas. Menos janelas. Mais saídas reais. Apareça lá em casa”, convida Niskier.

Sobre a autora: Jennifer Tremblay nasceu em 1973, em Forestville, Canadá. Em 1990, publicou a coletânea de poesias Histoires de Foudre. Cinco anos depois, concluiu seus estudos em Escrita Criativa na Université du Québec à Montréal e publicou contos em várias revistas. Em 2004, fundou Les Éditions de la Bagnole com Martin Larocque e, posteriormente, publicou o romance Tout ce qui brille, bem como diversos livros infantis. Em 2008, Jennifer recebeu o Governor General’s Literary Award para o teatro e, dois anos depois, o Prix Michel-Tremblay de melhor peça da temporada 2010, ambos por A lista, produzida no Théâtre d’Aujourd’hui, em Montreal. Esta peça foi traduzida para vários idiomas e encenada em palcos de todo o mundo. Em 2011, Jennifer Tremblay publicou Le carrousel, a sequência de A lista, e, em 2014, La délivrance, último livro da trilogia.

Serviço

Título: A lista
Autora: Jennifer Tremblay
Tradução: Risa Landau Número de páginas: 80
Formato: 13 × 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-8217-519-4

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.