Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Biografia do SUS é obra fundamental para compreender história e desafios do sistema de saúde

Escrito pelo sanitarista Paulo Capel Narvai, da USP, livro será lançado pela Autêntica em abril

Nos últimos tempos, não foram poucos os ataques feitos aos serviços públicos brasileiros, tendo sido o Sistema Único de Saúde (SUS) possivelmente o mais questionado, principalmente pelos apoiadores do atual Governo Federal. Discussões sobre sua privatização ganharam força em outubro de 2020, em plena pandemia, quando foi publicado um decreto – revogado pelo próprio presidente no dia seguinte, diante das repercussões negativas – que previa estudos de “parceria com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde”, que seriam conduzidos pelo Ministério da Economia. O documento não fazia menção ao Ministério da Saúde.

A manifestação pública em apoio ao SUS impediu a continuidade do projeto e ficou ainda mais evidente quando teve início a campanha de vacinação contra a covid-19. Vale dizer que o SUS é considerado o maior sistema público de saúde do mundo e é o único a atender, gratuitamente, uma população de mais 214 milhões de pessoas. Sua história teve início em 17 de maio de 1988 – ou seja, está prestes a completar 34 anos –, e ganha agora uma “biografia”, com o lançamento de SUS: Uma reforma revolucionária – Para defender a vida, do sanitarista Paulo Capel Narvai, que será publicado pela Autêntica Editora em abril. No dia 7 deste mês, é comemorado também o Dia Mundial da Saúde.

SUS: uma reforma revolucionária – para defender a vida está dividido em 20 capítulos, que vão desde a reconstrução de fatos históricos, como a Revolta da Vacina (e sua inevitável comparação com o os dias de hoje); aos conceitos defendidos por Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), o pai da medicina; passando, é claro, pelos processos que levaram à criação do SUS e pelas divergências que líderes como Fidel Castro e Barack Obama teriam sobre seu funcionamento.

A biografia também disseca as diferenças entre atenção básica e atenção primária em saúde, isolamento e quarentena, saúde pública e saúde coletiva, assistência e atenção à saúde; reflete sobre o que define um problema de saúde pública e sobre como eleger prioridades; além de contar de onde surgiu a ideia de criar um sistema público de saúde no Brasil e por quais motivos a saúde deve ser um direito assegurado pelo Estado.

O livro foi escrito para quem quer saber mais sobre o SUS, sua origem, sua história e seus desafios, e compreender por que um sistema universal de saúde é fundamental no Brasil. É dirigido a todos que se interessam pelo assunto, de leigos a profissionais de saúde, de gestores de políticas públicas a especialistas já familiarizados com os temas relacionados à saúde pública e aos problemas derivados da ousadia de criar e manter, num país como o nosso, um sistema público de saúde.

SUS: uma reforma revolucionária é uma publicação da coleção Ensaios, coordenada por Ricardo Musse, professor de sociologia da USP.

SOBRE O AUTOR
Paulo Capel Narvai é professor titular sênior de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), onde vem formando especialistas nessa área, seja ministrando aulas, coordenando cursos, ou orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Professor convidado de várias universidades no Brasil e no exterior, é autor de mais de 200 obras científicas sobre saúde pública. Exerceu também cargos de direção e assessoramento em vários níveis do sistema de saúde, incluindo o Ministério da Saúde.

Ativista pelo direito à saúde desde meados dos anos 1970, foi um dos articuladores do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), em Curitiba, e vice-presidente nacional entre 1982 e 1983. Foi membro do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (2006-2009) e tem assessorado o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Saúde, que seguem impulsionando o movimento da reforma sanitária brasileira, ainda hoje o principal sustentáculo do SUS.

Clique aqui e acesse a página do livro.

Clique aqui e acesse a página da coleção Ensaios.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.