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Autêntica publica "A ideologia e a utopia", de Paul Ricœur

Ideologia e utopia são opostas? Complementares? Ou faces da mesma moeda? No novo título da Autêntica Editora, Paul Ricœur reúne magistralmente num mesmo quadro conceitual essas duas noções, em uma análise aprofundada de Marx, Mannheim, Althusser, Weber, Habermas, Geertz, entre outros. Uma leitura que instiga a (re)pensar a ideologia e a utopia dentro de uma relação mútua, com polaridades e tensões, mas com elementos em comum.

O livro A ideologia e a utopia é resultado de um curso que o filósofo francês ministrou na Universidade de Chicago, em 1975. O ponto de partida é o papel da ideologia como distorção, baseada nos textos do jovem Marx, e a partir daí Ricœur vai construindo pontes ou explorando contrapontos entre importantes pensadores e suas teses sobre os fenômenos, levando não apenas a uma extensão progressiva dos conceitos de ideologia e da utopia, mas, principalmente, a identificar uma complementaridade cruzada entre eles: “Talvez seja fecunda uma hipótese segundo a qual a polaridade da ideologia e da utopia está relacionada com as diferentes figuras da não-congruência, características da imaginação social. E que talvez os lados respectivamente negativos e positivos de cada uma das duas noções estejam em relação mútua”.

No jogo de diferenças, oposições e complementaridades dessa correlação entre ideologia e utopia, é possível perceber que os símbolos que regulam nossa identidade provêm não só de nosso presente e nosso passado, como também de nossas expectativas: abrir-se aos imprevistos, aos novos encontros, faz parte de nossa identidade. Em suma, se o elemento utópico sempre abala o elemento ideológico, ao mesmo tempo, ambos remetem às questões de poder, autoridade e dominação. Assim, em diálogo com a psicanálise, a linguística, o estruturalismo, a crítica literária, as teorias sociais e a história, Paul Ricœur nos dá uma grande lição de filosofia política.

O lançamento da Autêntica traz ainda um prefácio de Abrahão Costa Andrade, doutor em Filosofia pela USP, professor associado do Departamento de Filosofia da UFPB e autor de Ética e leitura em Paul Ricœur, entre outros livros. A publicação brasileira tem a tradução de Sílvio Rosa Filho, professor de Filosofia na Unifesp e coordenador do grupo de pesquisa Filosofia, Literatura e Sociedade da mesma instituição, e de Thiago Martins, estudante de Filosofia na Unifesp e que se dedica atualmente ao estudo e à tradução de obras de Merleau-Ponty.

A obra compõe a Filô, uma coleção que reúne não apenas os clássicos da filosofia antiga, moderna e contemporânea, mas também autores e textos que interrogam e problematizam a ideia de uma história linear e unitária da razão, ou ainda que se arriscam a pensar os desafios da atualidade. Conheça outras publicações da Filô no site: www.grupoautentica.com.br.

Minha convicção é que sempre somos tomados nessa oscilação entre ideologia e utopia. Não há resposta ao paradoxo de Mannheim, exceto ao dizermos que devemos tentar curar a doença da utopia com o auxílio daquilo que é sadio na ideologia – o seu elemento de identidade que é, uma vez mais, uma função social da existência – e tentar curar a rigidez, a petrificação das ideologias por meio do elemento utópico.
Paul Ricœur – A ideologia e a utopia

Sobre o autor: Paul Ricœur é um filósofo francês, nascido na cidade de Valença, em 1913. Ao servir como oficial do exército francês na Segunda Guerra, foi preso pelos nazistas e mandado para um campo de concentração. Após o fim do conflito, se tornou acadêmico na Universidade de Sorbonne (França), frequentando também as universidades de Louvain (Bélgica) e Yale (EUA). Morreu aos 92 anos, em 2005, deixando uma obra considerável, na qual se dedicou a refletir sobre a análise do sujeito, de sua ação e de suas relações com o tempo, além de renovar, igualmente, pesquisas exegéticas e bíblicas. Entre os seus principais livros estão: Do texto à ação, A metáfora viva e Tempo e narrativa.

Serviço:

Autor: Paul Ricœur
Tradutores: Silvio Rosa Filho e Thiago Martins
Coleção: Filô
Preço: R$ 57,00
Páginas: 368
Formato: 15,5 × 22,5
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8217- 604-7

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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