Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica lança projeto dedicado à literatura contemporânea

Selo editorial será lançado em março de 2022, com romances premiados internacionalmente e novo livro da brasileira Maria José Silveira

Na esteira das comemorações de seu 24º aniversário, festejado em setembro, a Autêntica Editora anuncia o lançamento de um projeto inteiramente dedicado à literatura contemporânea. A casa editorial, que possui renomada tradição na publicação de clássicos da literatura, além de obras nas áreas de filosofia, de psicanálise e de educação, agora se dedicará também a autores contemporâneos nacionais e estrangeiros de ficção, com especial atenção aos latino-americanos. Daí, portanto, a escolha do nome, Autêntica Contemporânea, que estará sob a batuta da escritora Ana Elisa Ribeiro e da editora assistente Rafaela Lamas.

“Este projeto editorial já vinha sendo gestado há algum tempo, mas foi agora, ao sentir a maturidade do Grupo – e, consequentemente, dos seis selos que o compõem -, que nos sentimos mais preparados para enfrentar este novo desafio, que exige bastante dedicação e, é claro, faro para encontrar pérolas que estejam ‘escondidas’, muitas vezes em espaços diferentes de onde estamos acostumados a prospectar”, explica a diretora executiva do Grupo Autêntica, Rejane Dias.

A Autêntica Contemporânea possui até o momento 10 títulos contratados, entre traduções e obras nacionais. As três primeiras, que se encontram em processo de edição, serão lançadas juntas, em março de 2022, para marcar a chegada do projeto ao mercado. São elas: Planícies (Los llanos), do argentino Federico Falco (tradução de Sérgio Karam); Outrora. Aqui. Neste lugar (título provisório), da brasileira Maria José Silveira; e Mandíbula (como no original), da equatoriana Mónica Ojeda (tradução de Silvia Massimini Felix). Em comum, todos os autores possuem carreiras já reconhecidas em seus países de origem.

Federico Falco, nascido em 1977, em General Cabrera, na Argentina, figurou na Revista Granta de 2010 como um dos melhores jovens romancistas e foi finalista do García Márquez Short Story Prize em 2017. Com Los llanos, foi finalista do Prêmio Herralde, na Espanha, em 2020; e do Prêmio Fundación Medifé Filba, da Argentina, em 2021. Seu livro aborda de maneira sutil a dor do protagonista que, ao ser abandonado pelo namorado, passa a se dedicar ao cultivo de um jardim na planície onde vive.

Maria José Silveira, nascida em 1947, em Jaraguá, Goiás, é figura conhecida entre os leitores brasileiros. Vencedora do Prêmio APCA Revelação por seu romance de estreia, A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas filhas, de 2002, tem diversos outros títulos publicados no país. Em 1980 fundou a Editora Marco Zero, da qual foi diretora até 1998. É autora de romances e ensaios. Outrora. Aqui. Neste lugar é um romance distópico que se passa em um Brasil atemporal. Carregada de referências sobre a religiosidade e a geografia brasileiras, a narrativa se vale de um universo mágico para questionar a sociedade patriarcal e supremacista em que vivemos.

Mónica Ojeda, a mais jovem entre os três, nasceu em Guayaquil, no Equador, em 1988, e foi eleita uma das melhores escritoras latino-americanas de ficção com menos de 40 anos, segundo a lista Bogota39. Mandíbula, seu primeiro livro a ser publicado no Brasil, foi aclamado pela crítica estrangeira e considerado um dos melhores romances da temporada pelo suplemento Babelia, do jornal El País, em 2018. O thriller, também selecionado como finalista do prêmio Mario Vargas Llosa, entrelaça referências da cultura pop e conceitos de terror extraídos de Herman Melville e H.P. Lovecraft para nos conduzir à tênue linha existente entre desejo e medo. Dela, será publicada também a coletânea de contos Las voladoras.

A editora do selo, Ana Elisa Ribeiro, faz parte do catálogo do Grupo Autêntica há mais de quinze anos, nos segmentos acadêmico e infantil. É professora na área de edição, autora de obras literárias e acadêmicas, além de ativa participante dos debates sobre literatura e edição no país e no continente. Rafaela Lamas é gerente de projetos especiais do Grupo Autêntica.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.