Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica lança obra que examina e expõe relações entre raça, racismo e mídia

“A presença do racismo nas construções midiáticas é um tema antigo nas denúncias e nas pautas do movimento negro brasileiro. Esse alerta político, aos poucos, vem ocupando espaço no campo epistemológico, e tal mudança se deve ao protagonismo de intelectuais que elegem a potente articulação entre comunicação e raça como campo de investimento acadêmico. Nada melhor do que uma pesquisa crítica, política e epistemologicamente engajada para compreender e desvelar como a mídia, que atravessa as nossas vidas, é forjada, historicamente, no contexto de profundas desigualdades. E as mudanças estão acontecendo.”

No trecho acima, Nilma Lino Gomes, referência da luta antirracista no país, apresenta ao leitor Vozes negras em comunicação: mídia, racismos, resistências, obra organizada por Laura Guimarães Corrêa, professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acaba de ser lançada pela Autêntica Editora integrando a coleção Cultura negra e identidades.

O livro reúne textos escritos por pesquisadores da comunicação, da ciência política, da educação e de áreas afins. A obra traz textos ainda de jornalistas, sociólogos, entre outros profissionais de áreas correlatas, e explora, de maneira interdisciplinar, a relevância da raça, do racismo e da hierarquia racial nos estudos de comunicação e mídia no Brasil.

Em suas articulações questionadoras e interseccionais, Vozes negras em comunicação traz à luz vozes e temas até então invisibilizados ou marginalizados nesse campo de estudos, entre eles: identidades e representações; pensamento decolonial; paradigma interseccional; racismos e antirracismos; táticas criativas, políticas e estéticas de resistência; imprensa negra; ambivalências das imagens e representações étnico-raciais na imprensa tradicional, na publicidade e nas redes sociais.

Por se constituir como um registro de referência para as reflexões sobre raça, racismo, sexismo e outras formas de opressão, a obra contribui para expandir a bibliografia de cursos de graduação – como os de Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Ciências da Informação, Artes, entre outros –, além de merecer lugar de destaque na luta por justiça social no Brasil.

Sobre a organizadora:
Laura Guimarães Corrêa é mestre e doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado na London School of Economics and Political Science (Reino Unido). É professora associada da UFMG e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFMG), vinculada à linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Lidera o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem), que, entre outras ações, encabeçou o projeto do livro junto à instituição.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.