Grupo Autêntica

Autêntica Business Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "Sobre gatos"

Autêntica lança obra da Nobel Doris Lessing

Inédito no Brasil, Sobre gatos relata a fascinação da escritora pelos felinos

Uma das mais reconhecidas escritoras do planeta, Prêmio Nobel de Literatura em 2007, Doris Lessing (1919-2013) afirmava ser fruto da guerra. Ela se referia à Primeira Guerra Mundial, que foi, segundo suas palavras, “ onde todos os horrores de massa do nosso tempo foram gerados ”. Desde 1950, quando de sua estreia na literatura, ela passou os anos retratando e denunciando os mais diversos conflitos. E são inúmeros os temas abordados nos seus mais de cinquenta títulos, incluindo as histórias sobre gatos, uma de suas grandes paixões – e paixão de outros incontáveis autores.

Seu caso de amor com os felinos começou na infância, na fazenda africana do Zimbábue onde cresceu. E sua fascinação por eles só fez aumentar ao longo dos anos em que dividiu sua casa e sua vida com esses animais. *Sobre gatos* , lançado no Brasil pela Autêntica Editora, é uma deliciosa coletânea que reúne três narrativas inéditas no Brasil: Gatos em particular; Rufus, o sobrevivente; e A velhice de El Magnífico.

Bem ao estilo de sua escrita, Lessing apresenta um trabalho de afeto e compaixão, sem deixar de lado certa mordacidade. O que une seres humanos e gatos, e qual é a experiência desse relacionamento sob a ótica de uma escritora tão preocupada com a sociedade, suas perspectivas sociais e políticas?

Os apaixonados por gatos – mais de 22 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE – e por Doris Lessing vão encontrar nas páginas deste livro momentos de alegria e reflexão a partir do olhar analítico e também generoso da autora.

Sobre a autora: Doris Lessing nasceu na Pérsia (hoje Irã), em 1919. Seu pai era oficial do exército britânico e sua mãe era enfermeira. Aos seis anos muda-se com a família para a Rodésia do Sul (hoje Zimbábue), na África. Em 1949, após se separar de seu segundo marido, o alemão Gottfried Lessing, de quem manteve o sobrenome, Doris parte com o filho para Londres, onde passa o restante da vida. Em sua obra tratou de diversos temas (com destaque para causas sociais e políticas) e explorou diversos gêneros literários (indo da autobiografia à ficção científica). Após ganhar vários prêmios, Lessing recebeu também o Nobel de Literatura, aos 88 anos de idade, tornando-se a escritora mais idosa a levar o prêmio. Faleceu em 2013, aos 94 anos. Seu livro mais conhecido é O carnê dourado , de 1962, considerado um marco do feminismo na literatura.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.