Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica Editora apresenta "Bartleby, o escrevente", em edição de luxo e bilíngue

Traduzido por Tomaz Tadeu, livro conta ainda com as ilustrações de Javier Zabala

O escritor, poeta e ensaísta norte-americano Herman Melville alcançou grande popularidade após sua morte. Ficou conhecido especialmente pelo romance Moby Dick e pelo conto Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, publicado pela primeira vez em 1853 e considerado precursor do movimento existencialista na literatura.

O texto de Melville retrata a história de um escrevente que deixa de escrever. Narrado por seu patrão, um bem-sucedido e prudente advogado de Nova York, relata como Bartleby passa a se recusar a fazer tudo o que ele pede. Encarregado de fazer cópias de documentos burocráticos, Bartleby entra no escritório dia após dia, não conversa com ninguém, esconde-se no seu canto, imperturbável, e recusa-se a fazer tarefas com um invariável e desconcertante “Preferiria não”. O chefe do escritório se esforça para perscrutar a misteriosa e impenetrável personalidade do estranho funcionário. Com um estilo narrativo contínuo, Melville faz reflexões acerca da natureza humana e propõe um homem transcendentalmente moral.

No texto de orelha do livro indaga-se: “Qual Bartleby você quer ler?”. A pergunta é pertinente, pois Bartleby pode ser uma multidão, desempenhando, dependendo do olhar de quem o lê, inúmeros papéis, como o proletário espoliado, o rebelde, o revolucionário, o melancólico, entre tantos outros. O personagem central, tão marcante, tem fascinado leitores e críticos desde sua primeira publicação, incluindo, mais atualmente, os filósofos Gilles Deleuze, Jacques Derrida e Giorgio Agamben (v. Bartleby, ou da Contingência, Autêntica).

Esta edição em capa dura, que apresenta o conto numa nova tradução, ao lado do original em inglês, recebe um toque contemporâneo nas ilustrações do espanhol Javier Zabala, ganhador do Prêmio Nacional de Ilustração da Espanha, em 2005.

Sobre o autor – Herman Melville (1819-1891), nascido em Nova York, foi romancista, contista, ensaísta e poeta. Depois de um breve sucesso com seus primeiros escritos, viveu anos na obscuridade, até que, nos anos 1920, sua obra foi sendo redescoberta e revisitada. Desde então, Moby Dick, considerada sua obra-prima, figura entre os clássicos da literatura norte-americana e mundial.

Sobre o ilustrador – Javier Zabala frequentou cursos de ilustração e design gráfico nas Escolas de Arte de Oviedo e Madrid, Espanha. Atuou profissionalmente em publicidade, animação e revistas. Atende editoras consagradas na Europa, na Ásia e na América Latina, tendo participado de grandes projetos para obras de nomes que, além de Herman Melville, vão de Cervantes e Shakespeare até García Lorca, e Gianni Rodari. Atualmente, roda o mundo como professor e palestrante a fim de discutir seu ramo de atuação.

Serviço:

Autor: Herman Melville
Tradução: Tomaz Tadeu
Ilustrações: Javier Zabala
Preço: R$ 47,00
Páginas: 152
Formato: 14×21 cm
ISBN: 978-85-8217-521-7
Editora: Autêntica

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.