Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica anuncia reedição de Vaca de nariz sutil

Guerra e loucura são temas presentes no segundo livro de Campos de Carvalho

A nova edição do clássico Vaca de nariz sutil chega às livrarias com acabamento diferenciado, capa dura e sobrecapa. Escrita em 1961, a obra mantém as marcas que consagraram o estilo único do autor, sendo permeada pelo insólito, pela ironia, por doses ácidas de humor e crítica.

Considerado o texto mais soturno de Campos de Carvalho, o livro conta a história de um anônimo ex-combatente de guerra para quem a vida, o mundo e as relações humanas já não faziam mais sentido. O narrador resolve, então, viver a vida dos outros, espiando pelas frestas do cotidiano aquilo que se passa ao redor.

Como disse o escritor em entrevista: “ Escrevi este livro aos prantos ”. O motivo se dá pela agonia adiada e a certeza de um texto dedicado a combater a loucura da guerra. Tarefa difícil é a de evitar a perplexidade do leitor diante do jorro verbal e da lucidez em face de um mundo cada vez mais solitário e cruel.

A obra, cujo título foi inspirado em um quadro do pintor surrealista francês Jean Dubuffet, já foi adaptada para o teatro pelo Parlapatões, grupo paulistano que atua há mais de duas décadas com a comédia nos palcos e na rua.

Com esta reedição, a Autêntica Editora dá continuidade ao seu projeto de resgate da produção literária de Campos de Carvalho, inaugurado com uma edição especial de A lua vem da Ásia, em 2016. Os próximos lançamentos, que garantem republicação da obra completa do escritor, são A chuva imóvel e O púcaro búlgaro .

A editora prepara, ainda, o volume Espantalho inquieto – organizado por Noel Arantes, professor especialista na obra de Campos de Carvalho –, que reúne crônicas publicadas em jornal, correspondências, resenhas e críticas tanto de autoria quanto sobre Campos de Carvalho, em sua maioria inéditas em livro.

Sobre o autor: Walter Campos de Carvalho nasceu em 1916, em Uberaba, Minas Gerais. Formou-se em direito com apenas 22 anos, e teve sua vida sempre ligada à literatura. Em 1941, reuniu seus textos humorísticos em Banda forra. Já em 1954, publicou seu primeiro livro, Tribo. Ambos foram posteriormente renegados pelo autor. Mais tarde, escreveu A lua vem da Ásia (1956), Vaca de nariz sutil (1961), A chuva imóvel (1963) e O púcaro búlgaro (1964). De 1968 a 1978, colaborou, também, n’O Pasquim e no Estado de S. Paulo. Três dos seus livros foram colocados em cena no teatro com muito sucesso por nomes de reconhecimento nacional. O ator e diretor Chico Diaz foi o responsável por adaptar e atuar o monólogo A lua vem da Ásia , em 2011; o diretor Aderbal Freire-Filho fez uma bem-sucedida montagem de O púcaro búlgaro, em 2006; e o grupo de teatro paulistano Parlapatões, Patifes & Paspalhões deu luz à Vaca de nariz sutil , em 2008. Faleceu em 1998 na capital paulista, deixando como herança leitores e admiradores de suas obras.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.