Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Diálogos sem fronteira"

Antropólogos e educadores avaliam as interfaces entre as duas áreas do conhecimento

Na busca por estreitar os laços e as relações entre a antropologia e a educação, a obra Diálogos sem fronteira: história, etnografia e educação em culturas ibero-americanas, organizada por Sandra Pereira Tosta e Gilmar Rocha, lançamento da Autêntica Editora, traz um conjunto de considerações a respeito da relação entre essas duas áreas, no contexto ibero-americano, envolvendo as experiências mexicanas, brasileiras, argentinas e portuguesas ao longo da história político-cultural moderna desses países.

Dividida em quatro partes, com capítulos em português e espanhol, traz dois pontos que se destacam e convergem no conjunto de textos. O primeiro diz respeito à importância da etnografia no curso das investigações da antropologia com a educação. “Mais que somente um instrumento metodológico, a etnografia tem possibilitado um profundo e significativo processo de reflexão epistemológica na produção do conhecimento antropológico referente à educação”, explicam os organizadores da obra em sua apresentação. O segundo se refere ao papel da história na compreensão tanto das relações da antropologia com a educação quanto da dimensão política na constituição dessa relação. “No caso da América Latina, não se pode perder de vista que a constituição da antropologia e da educação está inscrita em períodos históricos muito datados. Nesse sentido, a história não deve ser vista somente como pano de fundo na apresentação do processo de interação entre a antropologia e a história na América Latina, mas também como elemento fundamental na composição da etnografia educacional desenvolvida a partir de então”, complementam Tosta e Rocha.

Resultado de um seminário internacional promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (CNPq/Fapemig/PUC Minas), a coletânea reúne 11 artigos que permitem apreender não só as experiências singulares de cada uma das realidades em foco, mas também alguns problemas e possibilidades comuns a elas. O intuito, segundo Neusa Gusmão, uma das autoras, “é a construção de alternativas no processo educativo, dentro e fora da escola, de modo a possibilitar a descoberta conjunta de meios de ação e reflexão. Portanto, que possibilitem o compromisso com a realidade e com a vida”.

Sobre os organizadores – Sandra Pereira Tosta é doutora em Antropologia Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (EDUC), pesquisa temáticas que abordam culturas e educação; mídia, educação e sociabilidades; juventude e adolescência; metodologias em ciências humanas e sociais. É também organizadora e coordenadora da coleção Cultura, Mídia e Escola da Autêntica Editora.

Gilmar Rocha é doutor em Antropologia Cultural (IFCS/UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades e do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas da PUC Minas e desenvolve pesquisas nas áreas de teoria antropológica, cultura popular, corpo, educação e patrimônio cultural.

Ficha técnica do livro

Título: Diálogos sem fronteira: história, etnografia e educação em culturas ibero-americanas
Organizadores: Sandra Pereira Tosta e Gilmar Rocha
Número de páginas: 232
Formato: 16 × 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-485-2

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.