Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Antologia bilíngue reúne poemas latinos de temática homoerótica

Obra abarca uma série de gêneros da poesia antiga praticados desde a idade arcaica até o período imperial

Lançamento da Autêntica Editora, Por que calar nossos amores? Poesia homoerótica latina convida a um passeio pela literatura produzida por poetas como Catulo, Virgílio, Horácio, Propércio, Apuleio, Ovídio, Tibulo, Plínio, o Jovem, e Estácio; e por uma série de gêneros e subgêneros da poesia latina, como a épica, a bucólica, a elegia, o epigrama e a lírica.

Em um importante trabalho de tradução, a obra procura revelar a beleza literária oculta dos relacionamentos homoeróticos. Percorrendo várias gerações de poetas, em ordem cronológica, com a tradução e os comentários de cada estudioso, o livro apresenta uma profusão de tratamentos distintos do tema, indo da celebração da hombridade amorosa entre guerreiros aos amores entre deuses e homens; da sátira contra ex-amantes aos conselhos bastante apropriados de sedução e paciência.

Segundo o escritor Ricardo Domeneck, que assina a contracapa do livro, “ Estes textos tesos são, em primeiro lugar, objetos estéticos, mas que intentam e logram comparar-se à beleza daqueles que ora eram sujeitos, ora objetos nas camas desses poetas. E estes os celebram em artefatos textuais que emulam em seus músculos rijos um Eros/Amor que é sempre verbo feito carne ”.

Para os organizadores, o objetivo da obra está em contribuir com o debate contemporâneo, facilitando o acesso dos estudiosos de vários campos das ciências sociais às fontes da poesia latina. Ao apresentar a relação erótica entre homens e entre mulheres com o mesmo teor literário que o erotismo entre homem e mulher, o livro contribui para a discussão com temas atuais como a questão de gênero, identidade social, bem como seu espaço na História e na Literatura.

A obra faz parte da Coleção Clássica, coordenada por Oséias Silas Ferraz, que publica textos de literatura – em prosa e verso – que sejam referências para determinado tema ou época, mas também cuja leitura seja garantia de prazer.

Sobre os organizadores:

Raimundo Carvalho graduou-se em Português/Latim pela UFMG. Publicou o ensaio Murilo Mendes: o olhar vertical (Edufes), além dos poemas Conversa com o Ciclope, Circo Universal (Dimensão, 2000, premiado pela FNLIJ) e Balada do Velho Chico (Autêntica, 2016). É professor de Língua e Literatura Latina desde 1993 na UFES. Para a coleção Clássica traduziu as Bucólicas , de Virgílio (no prelo), e trabalha na tradução das Metamorfoses , de Ovídio.

Guilherme Gontijo Flores é mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutor em Estudos Literários pela USP, e é professor de Língua e Literatura Latina na UFPR. Autor do poemário Brasa enganosa (Patuá, 2013), traduziu As janelas, seguidas de poemas em prosa , de Rainer Maria Rilke (Crisálida, 2009). Sua tradução de A anatomia da melancolia , de Robert Burton (UFPR, 2011-2013), recebeu os prêmios de Tradução da APCA e o Jabuti. Coordenador da tradução do Paraíso reconquistado , de John Milton (Cultura, 2015), para a coleção Clássica traduziu as Elegias de Sexto Propércio , pelo qual recebeu o prêmio Paulo Rónai de tradução.

João Angelo Oliva Neto é livre-docente em Letras Clássicas na USP, bacharel, mestre e doutor em Letras Clássicas pela mesma universidade. Organizou e traduziu O livro de Catulo (Edusp, 1996) e Falo no jardim: priapeia grega, priapeia latina (Ateliê, 2006).

Márcio Meirelles Gouvêa Júnior é mestre em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra e em Literatura Clássica pela UFMG, e doutor em Estudos Literários pela UFMG. Pesquisador da Universidade de Coimbra, é professor de Língua e Literatura Latina. Para a coleção Clássica, traduziu Medeias latinas, de vários autores; Fastos, de Ovídio, e a Utopia, de Thomas More; prepara o Apêndice virgiliano, os Centões virgilianos e as Geórgicas, de Virgílio.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.