Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica publica nova edição brasileira de "Teoria da religião"

Livro integra a coleção Filô Bataille

“Não quis exprimir meu pensamento, mas te ajudar a liberar da indistinção aquilo que tu mesmo pensas…” No livro Teoria da religião, Georges Bataille não se propõe a apresentar respostas prontas, mas a fazer contestações e levar o leitor à reflexão. Uma obra extremamente atual e enigmática, indicada para “quem a vida humana é uma experiência a ser levada o mais longe possível…”.

Teoria da religião foi escrito em 1948 a partir da conferência Esquema de uma história das religiões, proferida por Bataille no Collège Philosophique, e só foi publicado postumamente, em 1974. O autor constrói um complexo dispositivo – conectando pensadores como Hegel, Georges Dumézil, Émile Durkheim, Sylvain Lévi, Marcel Mauss, Max Weber, entre outros – no qual a religião é compreendida em um movimento geral que abrange a totalidade da história da vida social. Este é um livro que não se restringe à história da religião, mas é também de antropologia, economia e sociologia.

Ainda que Georges Bataille considere sua “teoria da religião” um esboço, visto que ele acredita que “está na natureza da filosofia nunca ser terminada”, a obra leva o pensamento ao extremo onde “o pensamento é o tijolo cimentado em um muro”: “O trabalho do pedreiro, que compõe, é o mais necessário. Assim, os tijolos vizinhos, num livro, não devem ser menos visíveis que o novo tijolo que o livro é. O que é proposto ao leitor, de fato, não pode ser um elemento, mas o conjunto em que ele se insere: é toda a composição e o edifício humanos que não podem ser apenas amontoamento de cacos, mas consciência de si”.

Este lançamento da Autêntica compõe a coleção Filô Bataille, que já conta com os livros O erotismo, A parte maldita e A literatura e o mal. A cuidadosa tradução foi realizada por Fernando Scheibe, doutor em Teoria Literária pela UFSC, com tese sobre o conceito de soberania na obra de Georges Bataille, e tradutor de mais obras deste autor, além de outros, como Stéphane Mallarmé, Raymond Roussel, Catherine Malabou e Georges Didi-Huberman.

_Nas condições atuais, o mundo não é viável se não chegar a reencontrar aquilo que os primitivos possuíam: a possibilidade do dom, da dádiva.
Não creio que esteja me afundando numa regressão, e sim dando respostas aos problemas mais atuais e mais urgentes._
Georges Bataille – Teoria da religião

Sobre o autor: Georges Bataille (1897-1962): escritor francês nascido em Billom, produziu uma extensa obra que transita por vários domínios – literatura, filosofia, antropologia, economia, sociologia, história da arte. O erotismo, a transgressão e o sagrado foram os temas mais frequentemente abordados pelo pensador. Entre seus livros mais conhecidos estão O erotismo, A literatura e o mal e A experiência interior.

Serviço:

Autor: Georges Bataille
Tradutor: Fernando Scheibe
Coleção: Filô Bataille
Preço: R$ 37,00
Páginas: 144
Formato: 15,5 × 22,5
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8217-578-1

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.