Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Cartunista mineiro Alves apresenta tiras com doses de denúncia e humor em Cerrado em quadrinhos

_Lançamento da Editora Nemo investiga as belezas do Cerrado brasileiro
e apresenta os desafios enfrentados pelo bioma_

Monocultura, mineração, latifúndio, pecuária intensiva, má utilização da água, desestruturação de comunidades tradicionais e queimadas indiscriminadas são alguns dos vários problemas que assolam o Cerrado atualmente. É diante desse contexto que o cartunista Alves, por meio de suas tiras, oferece sua contribuição para a redução da invisibilidade ambiental que sofre esse bioma. “E, mais do que isso, espero também que ele faça florescer, no coração de cada leitor, um pedacinho do cerrado que carrego comigo dentro do peito…” declara.

Cerrado em quadrinhos, publicado pela Editora Nemo, é um álbum divertido que apresenta detalhes do segundo maior bioma brasileiro. Em um misto de bom humor e denúncia, o cartunista Alves resgata a importância desse local que abriga milhares de espécies e comunidades e esconde incontáveis riquezas.

Alves nos transporta ao bioma apresentando os perfis do Cerrado por meio de uma narrativa temporal e comparativa, onde o antigo e o atual se encontram para uma conversa direta com o leitor. Retratando um Cerrado que reúne também populações de indígenas, quilombolas, sertanejos e ribeirinhos, o cartunista tem o objetivo de unir suas forças às daqueles que já lutam pela preservação desse ambiente.

Em entrevista para a Revista Época, Rafael Loyola, diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação da Universidade Federal de Goiás, faz um grave alerta sobre a exploração irresponsável do bioma. “Além de abrigar uma riqueza biológica única, [o Cerrado] é responsável pelas nascentes que alimentam 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil. Destruir o Cerrado é secar o Brasil. E matar as bases que garantem o equilíbrio ecológico para a própria agricultura”, diz.

Com prefácio do biólogo e geógrafo Bernardo Gontijo, o álbum de Alves utiliza a arte a serviço da ciência ao capturar a essência do Cerrado e denunciar a interferência humana no espaço por meio de seu talento e traços únicos.

Sobre o autor: Alves nasceu em 1976, na cidade de Itabira (MG). Autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos no ano de 1993 e não parou mais. Publicou seus trabalhos nos jornais O Estado de Minas (MG), O Tempo (MG), Diário da Tarde (MG), Super Notícias (MG) e Pasquim 21 (RJ). Entre 2000 e 2006, foi roteirista freelancer dos estúdios Mauricio de Sousa Produções. Em 2005, participou do livro Uma doze de humor mineiro, publicação que reuniu doze grandes nomes do humor de Minas Gerais. Foi premiado nos salões de humor mais influentes do Brasil – entre os principais, estão o Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2003), Salão Internacional de Humor Carioca (2001), Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco (2007), II Festival Internacional de Desenho para Imprensa (2009). Em 2007, foi eleito pelo Portal UOL como um dos cartunistas que mais se destacaram naquele ano. Em julho de 2009, recebeu o Troféu Lor de Melhor Tira – Artista Mineiro. No ano de 2011, participou, a convite da Mauricio de Sousa Produções, do livro Mauricio de Sousa por 50 artistas – coletânea em homenagem aos cinquenta anos de carreira de Mauricio de Sousa que reúne o trabalho de cinquenta quadrinistas brasileiros. Atualmente, é colaborador da revista MAD (SP), além de publicar ilustrações e charges no jornal Le Monde Diplomatique Brasil (SP) e na Folha de S.Paulo. Publica também a série de tiras “Alvescomics” no jornal Hoje em Dia (MG). É autor dos blogs Quilombo Moderno e Piter Gast, e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço:

Autor: Alves
Preço: R$29,90
Páginas: 64
Formato: 24 × 17 cm
ISBN: 978-85-8286-267-4
Editora: Nemo

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.