Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Lançamento da Autêntica leva a uma aventura filosófica pelo olhar de Alain Badiou

Se você fosse se aventurar pelo mundo da filosofia francesa contemporânea por onde começaria? Quais autores seriam escolhidos? Que textos ganhariam destaque? O renomado filósofo Alain Badiou mostra um caminho no recente lançamento da Autêntica Editora: A aventura da filosofia francesa no século XX.

O livro é composto por um conjunto de artigos em que Alain Badiou faz uma leitura aprofundada de alguns dos mais importantes filósofos franceses, como Sartre, Deleuze, Kojève, Rancière, Ricoeur, Lyotard, Canguilhem, Nancy, entre outras referências, possibilitando ao leitor a experiência de perpassar a literatura filosófica da França contemporânea pelo olhar de um brilhante estudioso da área. A edição traz ainda dois textos inéditos sobre Lacan e Derrida.

Os filósofos aqui analisados podem ser colocados dentro de um momento filosófico que Badiou denomina “filosofia francesa contemporânea”, situado essencialmente na segunda metade do século XX e que traz um programa de pensamento compartilhado dentro de uma grande diversidade de meios, obras, conceitos e filósofos. Para o autor, este momento filosófico francês é marcado pelo “desejo essencial de fazer da filosofia uma escrita ativa, quer dizer, o meio de um novo sujeito, o acompanhamento de um novo sujeito. E então, o desejo de fazer do filósofo outra coisa além de um sábio, o desejo de acabar com a figura meditativa, professoral ou reflexiva do filósofo”. Ou, como ele mesmo classifica, “um momento de aventura filosófica”.

Ainda que Badiou considere que o único ponto comum entre os textos seja fazer uma abordagem sobre filósofos de língua francesa, ao embarcar nessa aventura é possível descobrir nuances dos pensadores e de suas reflexões que levam a querer continuar desbravando não apenas os autores selecionados e suas obras, como também o próprio pensamento de Alain Badiou e a filosofia francesa desse momento. Certamente, é uma leitura que provocará outras leituras ou mesmo releituras com uma perspectiva badiouniana.

A tradução foi realizada pelos professores Antônio Teixeira, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Gilson Iannini, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e coordenador da coleção Filô.

Sobre o autor: Alain Badiou, marroquino que vive em Paris, é considerado um dos maiores filósofos da atualidade. Junto com Deleuze, Foucault e Lyotard, fundou o Departamento de Filosofia da Universidade de Paris 8, onde lecionou de 1969 a 1999. Aluno de Althusser e de Lacan, seu pensamento foi fortemente marcado pelo marxismo e pela psicanálise. Militante político incansável, participou do movimento de Maio de 68. Nunca abriu mão de suas convicções políticas. Além de ter publicado mais de 40 livros de filosofia, traduzidos em diversas línguas, é ainda autor de peças de teatro, ensaios e panfletos.

Serviço
Autor: Alain Badiou
Tradução: Antônio Teixeira e Gilson Iannini
Coleção: Filô
Preço: R$ 47,00
Páginas: 224
Formato: 15,5×22,5 cm
ISBN: 978-85-8217-565-1
Editora: Autêntica

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.