Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Em "Pensar a imagem", novas questões se colocam a fim de repensarmos nossa relação com o real

Textos escritos a partir de seminário no Collège Internacional de Philosophie propõem discussões conectadas à nossa época

Pensar a imagem reúne textos produzidos a partir de um seminário realizado, entre 2007 e 2008, no Collège Internacional de Philosophie, em Paris. O livro se articula em múltiplas subdivisões, com artigos que testemunham a incidência da questão da imagem nos saberes contemporâneos e a variedade de abordagens possíveis.

Algumas perguntas centrais desenham o quadro de reflexões a que esta obra se dedica: o pensamento ocidental é iconofóbico? É a imagem estruturada como uma linguagem? Há uma lógica das imagens diferente da lógica do texto? Qual a relação entre imagem e poder? Precisamos de uma ética da imagem? As imagens podem funcionar como reparação ou como restituição?

Nesse sentido, o título é também uma necessidade, pois embora a múltipla proliferação de imagens de toda ordem no mundo contemporâneo faça parte de nosso cotidiano, é preciso entender uma questão paradoxal desse cenário: como e de qual maneira torna-se tão rara a faculdade de dizer com exatidão a que essas imagens correspondem? A imagem, indisciplinada, indisciplinar, constitui precisamente o que resta ainda a pensar.

No texto introdutório, intitulado “Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar”, o organizador da obra, filósofo Emmanuel Alloa, aponta: “Quando tentamos compreender as novas realidades visuais que nos cercam, é inútil apelar a uma tradição que, na sua ambivalência ao olhar as imagens, nem por isso deixou de produzir uma reflexão frequentemente significativa sobre elas”.

Pensar a imagem faz parte da série Estética da coleção Filô. A aposta na publicação de autores e textos que se arriscam a pensar os desafios da atualidade é o que norteia os títulos lançados pela coleção. Isso porque é preciso manter a verve que anima o esforço de pensar filosoficamente o presente e seus desafios. Afinal, a filosofia sempre pensa o presente. Mesmo quando se trata de pensar um presente que, apenas para nós, já é passado.

Sobre o organizador: Emmanuel Alloa (1980) é pesquisador na Universidade de Basileia e no Polo Nacional de pesquisa eikónes. Professor de Filosofia em Basileia e de Estética no Departamento de Artes Plásticas de Paris 8. Em 2009 defendeu, em cotutela entre as universidades de Paris 1 e a Universidade Livre de Berlim, uma tese sobre a noção do “diáfano”. Em 2010, foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É autor de La résistance du sensible: Merleau-Ponty critique de la transparence (Paris, 2008); Nitcht(s) sagen: Strategien des Ent-Sagens im Gegenwartsdenken (Bielefeld, 2008); e de Das durchscheinende Bild: Konturen einer medialen Phänomenologie (Berlim, 2010) e também de uma antologia do pensamento francês sobre a imagem no século XX (Munique, 2010).

Sobre os tradutores: Carla Rodrigues é doutora e professora de Filosofia (UFRJ), Fernando Fragozo é doutor e professor de Filosofia (UFRJ), Alice Serra é doutora e professora de Filosofia (UFMG), Marianna Poyares é mestre em Filosofia (USP).

Ficha técnica:
Organizador: Emmanuel Alloa
Coleção: Filô
Preço: R$ 54,00
Páginas: 240
Editora: Autêntica Editora
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8217-618-4

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.