Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Giorgio Agamben interpreta o conto “Bartleby, o escrevente” em edição que traz o texto original

O escritor, poeta e ensaísta norte-americano Herman Melville alcançou grande popularidade após sua morte. Ficou conhecido especialmente pelo romance Moby Dick e pelo conto Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, publicado pela primeira vez em 1853. A obra se tornou uma das mais famosas daquele país, considerada precursora do movimento existencialista na literatura. É sobre ela que o filósofo italiano Giorgio Agamben se debruça, em Bartleby, ou da contingência, publicado originalmente na Itália em 1993 e que chega agora ao Brasil com tradução de Vinícius Honesko e coordenação de Claudio Oliveira em lançamento da Autêntica Editora pela Série Agamben, da Coleção Filô.

O texto de Melville retrata a história de um escrevente que deixa de escrever. Narrado por seu patrão, um bem-sucedido e prudente advogado de Nova York, relata como Bartleby passa a se recusar a fazer tudo o que ele pede, pois “preferiria não fazê-lo”. Em sua análise sobre o conto, Agamben indaga sobre os pressupostos implicados na postura de Bartleby, construindo uma profunda meditação sobre os conceitos de vontade, pensamento em potência e o modo da sua passagem ao ato da intelecção.

Partindo do resgate de seu sentido em Aristóteles, Agamben compara a concepção de criação nas três grandes religiões monoteístas que “concordam ao professar a criação do mundo a partir do nada”, afirma Agamben, opondo-a à visão dos neoplatônicos, cabalistas e místicos, para quem “o nada, do qual procede a criação, é o próprio Deus”. O problema em questão é, portanto, o da existência, em Deus, de uma possibilidade ou potência. Para Agamben, é a essa segunda “constelação filosófica que Bartleby, o escrevente, pertence.”

Mergulhando nos meandros do conto, afirma que “nossa tradição ética com frequência procurou evitar o problema da potência reduzindo-o aos termos da vontade e da necessidade: não o que pode, mas o que quer ou deve é seu tema dominante”. A partir de então, discute temas como potência, experimento, descriação, para chegar no da contingência, que intitula esse ensaio. A recusa de Bartleby é aqui entendida não como indiferença, mas como possibilidade de uma potência. O “poder de não fazer algo” revela uma postura ético-política essencial para compreensão dos desafios da contemporaneidade, em que somos instados a fazer, produzir, agir em conformidade com normas e preceitos. O texto em questão prefigura um conceito maior da ética de Agamben: a inoperosidade.

A edição brasileira traz ainda a tradução da novela original de Melville, feita especialmente para esta edição por Tomaz Tadeu.

Sobre os autores – O filósofo Giorgio Agamben nasceu em 1942, em Roma, e laureou-se em Direito, em 1965. Em 1966, participou do primeiro Seminário de Thor, que Heidegger realizou a convite de René Char. Entre 1974 e 1975, pesquisou em Londres na Warburg Institute Library. Entre 1982 e 1993, assumiu a tarefa de apresentar ao público italiano uma edição completa das obras de Walter Benjamin pela editora Einaudi, de Turim. Nesse processo acabou descobrindo textos inéditos de Benjamin na Biblioteca de Paris. Entre 1986 e 1993 foi diretor de programa do Colégio Internacional de Filosofia de Paris. A partir de 1988, passou a ensinar na Itália, primeiro em Macerata, depois em Verona e, por fim, em Veneza, de onde se demitiu em 2009.

Herman Melville (1819-1891), nascido em Nova York, foi romancista, contista, ensaísta e poeta. Depois de um breve sucesso com seus primeiros escritos, viveu anos na obscuridade, até que, nos anos 1920, sua obra foi sendo redescoberta e revisitada. Desde então Moby Dick, considerada sua obra-prima, figura entre os clássicos da literatura norte-americana e mundial.

Ficha técnica:
Preço: R$ 34,00
Páginas: 112
Editora: Autêntica
Formato: 14 × 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8217-517-0

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.