Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Viva Moebius!

11/03/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Neste sábado (10/03/12), fomos todos surpreendidos pela triste notícia da morte de Moebius, pseudônimo de Jean Giraud, artista francês consagrado por seus trabalhos no mundo dos quadrinhos.

Moebius é o criador de uma obra absolutamente original e inovadora. Dono de um traço inconfundível e também incrivelmente mutável, esotérico e surrealista, futurista e atemporal, inimitável e muito copiado, um gênio da luz e do espaço, ele mudou definitivamente a história dos quadrinhos e das artes visuais na segunda metade do século 20.

A Editora Nemo tem sido responsável por lançar no Brasil, a partir de julho de 2011, uma coleção exclusivamente dedicada a esse grande artista. A estreia foi com Arzach, que reúne as histórias clássicas do famoso guerreiro silencioso e seu pterodátilo branco, além da história introdutória chamada “O desvio”, na qual o próprio Jean Giraud se torna personagem em uma viagem em que ele e sua família decidem pegar um desvio e são surpreendidos por gigantes e outras criaturas fantásticas.

“Arzach” foi o ponto de partida para uma revolução na forma de criar histórias em quadrinhos nos anos 70. Sem diálogos, a obra “não corresponde a nenhum dos esquemas narrativos clássicos no âmbito dos quadrinhos”, conforme explica o próprio autor no texto introdutório. O objetivo, segundo ele, era “expressar o nível mais profundo da consciência, nas franjas do inconsciente”. O resultado, com uma beleza gráfica incomparável e repleto de elementos oníricos, mostrou-se surpreendente, tanto para os anos de 1970, quanto para os dias de hoje.

A Editora Nemo também apresentou, em novembro de 2011, o segundo álbum da Coleção Moebius, intitulado: Absoluten Calfeutrail & Outras Histórias, que reúne clássicos em preto e branco, como “Conto de Natal”, “Há um príncipe charmoso em Phenixon”, “Rock City”, “Barba-Ruiva e o Cérebro-Pirata”, “Aproximação de Centauri” e “O Pau Doido”. O álbum original foi publicado em 1977, pela editora Les Humanoïdes Associés e, das várias histórias reunidas neste álbum, “O Pau Doido” ganhou destaque entre os leitores, como um clássico da irreverência e do erotismo.

Como o próprio autor relata na introdução à obra, as histórias reunidas em Absoluten Calfeutrail& Outras Histórias falam menos de ficção científica e mais de sonho. Moebius conta que as histórias reunidas ali foram realizadas durante um momento em que ele buscava grande liberdade no desenho, sem roteiros preconcebidos ou esboços. “Esse método permite mudanças de direção relativamente brutais, podendo o prazer nascido da execução de um desenho levar a uma bifurcação inesperada da história”, explica o autor sobre seu processo criativo, que segue a escrita automática dos surrealistas. Assim, o desenho livre e os enredos improváveis e surpreendentes se tornaram sua marca registrada. Seus quadrinhos são, como ele mesmo definiu, “a representação simbólica de uma paisagem interior de neuroses e sonhos”. Nessa viagem de exploração interior, os personagens errantes passam por caminhos que ele mesmo passou.

Criatividade, humor provocativo e muita ousadia também são a marca dos próximos três títulos previstos para a Coleção Moebius. O próximo será O homem é bom?, que chega às livrarias ainda este mês. Começando pela HQ-título, que o autor considerava sua primeira no gênero da ficção científica & fantasia, a edição traz, entre outras, “Balada” e “The Long Tomorrow”, histórias que marcaram época, influenciando mangás japoneses a filmes de Hollywood. Também estão programados para a coleção os títulos A Garagem Hermética e As férias do Major.

Perdemos Moebius, mas sua alma continuará viva entre nós, enquanto celebrarmos suas criações e divulgarmos a obra fantástica desse gênio das HQs e das artes visuais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.