Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Verbete de clássico contemporâneo da História e da Historiografia é traduzido em sua extensão original pela primeira vez no Brasil

18/07/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A palavra “história”, cujo primeiro registro conhecido remonta a Heródoto, no século V a.C., é um patrimônio de diferentes culturas ocidentais que há quase 2.500 anos é cultivado, expandido e ressignificado.

Desde então, a “história” passou por processos de reconfigurações e em meados do século XX sofreu transformações profundas, motivadas pelo desejo daqueles que a ela se dedicavam de construir uma alternativa à antiga história das ideias. A partir daí, surgem os primeiros esboços de um gênero que se poderia chamar “história da história dos conceitos”. E é nesse período que surge Geschichtliche Grundbegriffe: historisches Lexikon zur politischsozialen Sprache in Deutschland, obra de referência sobre a história dos conceitos no espaço cultural alemão, editada por Otto Brunner, Werner Conze e Reinhart Koselleck. O livro O conceito de História, lançamento da Autêntica Editora, apresenta a tradução do verbete “Geschichte, Historie”, retirado do clássico contemporâneo da História e da Historiografia.

Apresentado pela primeira vez ao leitor brasileiro em sua extensão original, O conceito de História, escrito por Christian Meier, Odilo Engels, Horst Günther e Reinhart Koselleck, com tradução de René E. Gertz, tem como fio condutor as transformações desse termo até a modernidade. A obra revela um estudo que acompanha de perto a longa trajetória da História, analisando os usos do termo e as concepções de história vigentes na Antiguidade Clássica, os rearranjos semânticos decorrentes de sua absorção no horizonte cultural cristão, os diferentes gêneros historiográficos medievais, bem como as reconfigurações do pensamento histórico sob os influxos do Renascimento, da Reforma e das transformações que deram origem ao mundo contemporâneo.

Concebida para atender professores e alunos de história com livros ainda não traduzidos para o Brasil, a coleção História e Historiografia já conta com dez títulos. Coordenada pela historiadora e pesquisadora Eliana de Freitas Dutra, as obras da coleção foram escritas por autores que têm se notabilizado pela contribuição para a renovação temática, as reflexões de método e os debates teóricos no interior da historiografia contemporânea.

Sobre os autoresReinhart Koselleck (1923-2006) foi professor das universidades de Bochum, Heidelberg e Bielefeld. Idealizador e coeditor dos Geschichtliche Grundbegriffe (sete volumes entre 1972 e 1997). Autor dos livros Crítica e crise (1959), Futuro passado (1979), Zeitschichten (2003) e Vom Sinn und Unsinn der Geschichte (organizado por Carsten Dutt, 2010).

Christian Meier é especialista em história da Antiguidade, tendo lecionado nas universidades de Basileia, Colônia, Bochum e Munique. Publicou inúmeros livros, entre eles Caesar (1982), Política e graça (1997) e Von Athen bis Auschwitz (2002).

Horst Günther ensina filosofia na Universidade Livre de Berlim e na Maison des Sciences de l’Homme. Trabalha nas áreas de confluência entre história e filosofia. Autor de Freiheit, Herrschaft und Geschichte (1983), Zeit der Geschichte (1993) e Versuche, europäisch zu denken (1999).

Odilo Engels (1928-2012) lecionou história da Idade Média na Universidade de Colônia entre 1971 e 1993. Especialista em história da Hispânia medieval, publicou, entre outros, Die Staufer (1972) e Reconquista und Landherrschaft (1989).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.