Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Tradução apresenta nova ética para a era da ciência e da tecnologia

25/06/2008 — Assessoria de Comunicação

Por que a atenção dota o olhar de um significado moral? A serviço de qual modelo de pessoa estamos dirigindo o progresso científico e tecnológico? Essas são questões norteadoras do livro O respeito ou o olhar atento – Uma ética para a era da ciência e da tecnologia. Originalmente escrito em catalão, pelo filósofo Josep M. Esquirol, o livro El respeto o la mirada atenta ganha tradução de Cristina Antunes para a língua portuguesa e chega ao Brasil para disseminar a idéia de que prestar atenção não significa somente aguçar a percepção e nossa capacidade cognitiva. Para Esquirol, essa atitude é também “um despertar e uma vigília de nosso sentido moral”.

Em entrevista, concedida por email, o filósofo diz: “quando temos mais respeito, temos menor proporção de conflitos e de violência social. Um dos caminhos mais eficazes para trabalhar a favor de uma sociedade mais madura e mais humana consiste em elevar o sentido moral das pessoas”. E é com essa percepção que Esquirol sinaliza em seu livro a necessidade de uma nova ética para o momento em que vivemos, marcado pela coexistência do veloz desenvolvimento da ciência e da tecnologia e pela proliferação de atos desumanos resultantes de uma sociedade egoísta.

O livro dedica também algumas de suas páginas para falar do papel da educação nesse processo. Para o autor, o mais adequado seria menos discursos teóricos e acumulação de livros e mais professores e mestres que encarnem em sua própria pessoa essa atitude respeitosa e atenta. “Não há melhor garantia que essa para a educação dos jovens”, acredita.

Com sua forte atuação na área de Filosofia e Ética, Esquirol apresenta, agora também aos brasileiros, uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos, apontando para como o desenvolvimento da técnica tem nos levado à era da velocidade e da aceleração, sobretudo nos contextos urbanos. Ele acena, ainda, com a necessidade de as pessoas deixarem de se mover superficialmente, orientadas pelo imediatismo, e passarem a agir pautadas pelo respeito. Como afirma Esquirol, respeito significa etimologicamente, olhar duas vezes, de modo que a essência dessa atitude é o olhar atento.

Josep M. Esquirol é professor de Filosofia da Universidade de Barcelona e diretor da Fundação Epson e do Grupo de Investigação Ética de La Ciência Y La Tecnologia. Autor de numerosos estudos sobre filósofos e temas contemporâneos. Tanto em seu último livro publicado (Uno mismo y los otros, 2005) como nesse sobre o respeito e o olhar atento, revela seu atual interesse por enraizar a reflexão filosófica nas vivências e nas atitudes mais fundamentais da pessoa humana.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.