Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Saiu na Mídia - Jornal Braisl Online - "Livro mostra como aproximar a cidadania e os valores étnicos de crianças e adolescentes"

24/03/2010 — Jornal Brasil Online

Aprendendo valores étnicos na escola (Autêntica Editora, R$ 34,00, 120 páginas), de Rosa Vani Pereira, é um convite para que os leitores sintam-se responsáveis por praticar e estimular a cidadania e o respeito ao próximo, estabelecendo relações sociais igualitárias. Interativa, a obra apresenta algumas questões a serem respondidas pelo leitor que, no decorrer da publicação, será motivado integrar um mundo mais justo, sentindo-se parte fundamental e agente modificador em busca de um cotidiano no qual as diferenças não sejam concebidas e tratadas como deficiências.

Rosa Vani Pereira parte desse entendimento para chamar a atenção para a necessidade do educar para a cidadania, não importa em que etapa estejam os estudantes. Seja na educação infantil, seja no ensino universitário, o comprometimento com a cidadania e com o respeito às diferenças deve fazer parte da formação de crianças, adolescentes e jovens.

A autora deixa a mensagem de que, apesar de o Brasil se orgulhar do discurso democrático que sustenta, a realidade ainda é bem diferente da desejável. Ao apresentar um panorama histórico sobre o negro e as diferenças no país, a autora incita reflexões a todo e qualquer cidadão, principalmente aos que fazem parte do ambiente escolar e se comprometeram, ou pelo menos deveriam se comprometer, com a educação de nossas crianças e jovens para além dos portões das escolas.

A discriminação existente dentro do próprio ambiente escolar também é abordada. Estudos atestam que a expectativa de professores sobre alguns estudantes costuma ser baixa, o que significa que também o investimento nesses é menor, fazendo com que tenham uma trajetória escolar ruim. Portanto, para modificar a mentalidade que se inicia ou se cristaliza na escola, é preciso, antes de tudo, mudar a percepção dos que têm legitimidade para transmitir conhecimento e aprendizado aos alunos.

O livro deixa a lição de que sempre é tempo para começar a estabelecer relações sociais e responsáveis, combatendo o preconceito e o racismo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.