Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Saiba mais sobre a obra vencedora do Prêmio José Mindlin de Literatura

09/04/2008 — Assessoria de Comunicação

Depois de quase cinco meses de espera, chegou a hora de o Brasil conhecer o ganhador da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Promovido pela Autêntica em parceria com a Câmara Mineira do Livro, o concurso recebeu cerca de 500 originais, inclusive de brasileiros que moram fora do País. Com adesão dos quatros cantos do Brasil, foi do interior de Pernambuco, de uma cidade chamada Vitória Santo Antão, a obra selecionada. Advogado por formação, Walther Moreira Santos é o ganhador do concurso apadrinhado pelo bibliófilo José Mindlin e marco dos 10 anos de existência da Autêntica Editora, que passa agora a investir em obras de ficção. Em grande estilo, O ciclista, como é chamada a obra vencedora, será lançada pela Autêntica Editora na Bienal do Livro de São Paulo, na segunda quinzena de agosto, quando passará a ser distribuída em todo o território nacional.

A comissão julgadora do concurso foi composta pela editora e escritora Maria Amélia Mello, pela professora e escritora Maria Esther Maciel e pelo escritor Antônio Torres. Dedicados à avaliação das centenas de obras que receberam, o júri reuniu-se no dia 4 de abril para, juntos, na presença da diretora executiva da Autêntica Editora, Rejane Dias, da curadora da Biblioteca de Guita e José Mindlin,Cristina Antunes e do patrono da premiação, José Mindlin, escolherem o vencedor. De acordo com eles, como pode ser conferido na ata oficial abaixo reproduzida, a obra premiada se destacou das demais por “apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída”.

Walther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários e autor de 10 obras nos gêneros memória, teatro, romance e infantil. De acordo com ele, O ciclista “é uma história sobre perdão, apego e perda, que mescla sexualidade, budismo e psicanálise”. Ele conta que geralmente leva uns seis meses escrevendo um romance, mas considera O ciclista uma obra demorada, “construída palavra a palavra ao longo de quatro anos’.

Aos outros participantes e aos vários escritores ou aspirantes que nos procuraram para saber sobre a segunda edição do Prêmio, vale dizer que pretendemos promovê-lo de dois em dois anos. Agora é esperar para ver, ou melhor para ler a obra que marca essa primeira edição desse Prêmio tão bem-recebido pelo meio literário. No decorrer deste mês vamos falar mais sobre a obra selecionada, o ganhador e a premiação. Continue acompanhando as novidades aqui no site da Autêntica Editora.

Conheça a Comissão Julgadora

Antônio Torres
Maria Esther Maciel
Maria Amélia Mello

Ata

O Ciclista, original inscrito sob nº 123, com o pseudônimo de Cassiel Arcanjo, foi o vencedor do 1º Prêmio José Mindlin de Literatura, promovido pela Autêntica Editora, em comemoração aos seus 10 anos de atividades.O júri, composto pela editora e escritora Maria Amélia Mello, pela professora e escritora Maria Esther Maciel e pelo escritor Antônio Torres, reuniu-se na Biblioteca de Guita e José Mindlin, em 4 de abril de 2008, com as presenças da diretora executiva da Autêntica Editora, Rejane Dias, da curadora da Biblioteca, Cristina Antunes, e do patrono da premiação.

Na avaliação da comissão julgadora, a obra premiada se destacou das demais concorrentes por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída. O autor demonstra maturidade literária e domínio do ofício. A leitura deste original manteve vivo o interesse do júri do começo ao fim e certamente manterá o do leitor.

São Paulo, 4 de abril de 2008

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.