Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Surdez & Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Maura Corcini Lopes propõe um novo olhar sobre a surdez, que não o da deficiência, mas o da diferença cultural. Isso porque a autora contempla em Surdez & Educação, da Autêntica Editora, o que os próprios surdos dizem de si quando na luta por seus direitos e no anseio de serem vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. Romper com a concepção de surdez arraigada à deficiência é um dos objetivos deste livro.

Com a proposta de apresentar outra narrativa sobre os surdos, inspirada nas discussões de base antropológica e culturalista, a autora busca referenciais que a possibilitem enxergar os surdos como sujeitos culturais. Compreendendo a surdez como um marcador cultural primordial, ela evita a interpretação clínica e inova ao significar a surdez dentro de um campo ainda com poucos adeptos. A saber, o campo dos Estudos Surdos.

Como o próprio título do livro sugere, o diálogo entre surdez e educação é a coluna vertebral desta publicação que trata, entre outros temas, da constatação, a partir das produções de autores surdos, do quanto as histórias vividas por eles dentro de espaço escolar marcaram suas vidas. Refletindo sobre o modo como espaço se configura para receber os surdos, Maura Corcini Lopes acredita que um currículo surdo exige que nós pensemos na nossa capacidade de olhar para os surdos colocando-os em outras tramas que não aquelas vinculadas às pedagogias corretivas.

Integrante da coleção Temas & Educação, da Autêntica Editora, este livro é leitura obrigatória para aqueles que enxergam a necessidade de compreender a surdez para além de uma limitação física.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.