Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Sem perder a raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro é peça fundamental para a compreensão da relação do negro com seu corpo e sua imagem e, portanto, para se pensar sobre o caráter identitário, as relações étnico-raciais e o processo de formação histórico, cultural e estético no Brasil. No livro, a antropóloga Nilma Lino Gomes não limita sua discussão à questão estética. Pelo contrário, ela explora o caráter social, simbólico, político e identitário que a relação entre o negro e sua imagem abriga. Trata-se, pois, de um livro indicado aos professores e educadores que desejam ampliar o conhecimento sobre cultura negra, história do Brasil e Ciências Sociais.

“O livro nos convida a uma viagem interessante nas profundezas da problemática da identidade negra, viagem essa que fará descobrir coisas que até agora não pudemos enxergar apesar dos resultados das pesquisas tradicionais e do discurso do militante sobre o assunto”, diz Kabengele Munanga, professor titular do Departamento de Antropologia da USP.

Essa afirmação se deve à originalidade e à contribuição da discussão promovida pela autora, Nilma Lino Gomes, com a publicação de seu livro Sem perder a raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra.

Com referências, informações, elementos históricos e análises, o livro, integrante da Coleção Cultura Negra e Identidades é peça-chave para reflexão sobre o processo de formação histórico, cultural e estético no Brasil.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.