Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Para a compreensão histórica da infância

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro Para a compreensão histórica da infância resulta do trabalho conjunto de investigadores brasileiros e portugueses no projeto A infância e sua educação: 1820 – 1950 e parte do reconhecimento da importância e da gravidade crescentes da situação mundial da infância. Reunindo textos de diversos estudiosos, o livro contempla discussões que vão desde a representação da criança e o imaginário da infância na cultura escrita, no Brasil do século XIX, a um estudo da relação entre imprensa e infância, passando ainda por uma reflexão sobre as idades da vida, a infância e a racionalidade médico-higiênica em Portugal e no Brasil, nos séculos XVII a XIX, entre outras.

Além desses temas, muitos outros são explorados aqui, nesta compilação que merece ser lida por todos que precisam pensar sobre a criança e a infância a partir de elementos históricos distintos e reveladores mostrados a partir, também, de seu diálogo com a educação.

“Os cenários onde a infância desenha os seus percursos formativos contêm materiais, solicitam práticas, obedecem a representações que antecipam o futuro e que incorrem no perigo de se constituírem como práticas coloniais”. Nesse contexto, uma das questões que este livro procura elucidar é: “onde fica a criança?”.

Integrante da Coleção História da Educação, da Autêntica Editora, a edição deste livro foi apoiada pela Fundação de Ciência e de Tecnologia e pela unidade de Investigação e Desenvolvimento em Ciências de Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. O livro é organizado por Rogério Fernandes, Alberto Lopes e Luciano Mendes de Faria Filho.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.