Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Os destinos do trágico: Arte, Vida, Pensamento

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Os destinos do trágico: Arte, Vida, Pensamento, da Autêntica Editora, propõe uma reflexão sobre o que a tragédia grega transmitiu à Filosofia, às Artes e à Psicanálise. O livro desenvolve perspectivas diversificadas sobre o significado da categoria do trágico, cuja riqueza diz respeito às formas da experiência humana no mundo, no que ela tem de mais universal e em sua dimensão contemporânea. Para isso, apresenta ensaios que exploram temas como a relação da indústria cultural com o trágico, a celebração da sabedoria trágica por Nietzsche e os contornos da subjetividade moderna.

Reconhecendo que campos de estudos como Psicanálise, Filosofia e outras ciências Humanas vêm incorporando reflexões sobre o trágico e seus elementos, tais como: ambigüidade, incerteza, contingência, limites da ação e do pensamento, dificuldade de representação do histórico, disputas políticas sobre identidade e memória e impasses do reconhecimento ético das diferenças, entre outros, os autores oferecem ao leitor uma leitura instigante e rica em possibilidades de se perceber o vestígio da tragédia grega em suas diversas facetas e apropriações.

O trágico extravasa o campo delimitado pelos estudos clássicos e percorre apropriações que a Filosofia e a Literatura ocidental fizeram da tragédia grega, como fenômeno “inextricavelmente estético, político e antropológico”. Apostando na diversidade de perspectivas, esta coletânea contribui para a continuidade dos estudos e debates sobre o trágico e, para isso, recorre a pensadores como Nietzsche, Adorno, Horkheimer; Kant e Heidegger, entre outros.
O livro é resultado de um simpósio realizado na Universidade FUMEC em 2006.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.