Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Memórias póstumas de Brás Cubas

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Um dos mais famosos e mais importantes romances da literatura brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, apresenta um enredo simples e especial, por tratar de reminiscências de um defunto autor. O morto Brás Cubas narra suas memórias fora do tempo, na eternidade. A construção da narrativa adotada por Machado de Assis é um tanto peculiar, por interromper freqüentemente o romance com pensamentos e comentários, além de diálogos com o leitor.

Doutora, pesquisadora e ensaísta na área de Literatura Brasileira, Letícia Malard singulariza a edição da Autêntica Editora por organizá-la com comentários e explicações que contribuem para a leitura e ajudam a decifrar o estilo literário machadiano. Todos os aspectos relevantes da obra, contexto histórico e peculiaridades próprias de Machado de Assis são analisados pela ensaísta. Malard elucida a técnica narrativa usada pelo autor, facilitando e tornando ainda mais prazerosa a leitura.

O texto utilizado nesta edição é estabelecido pela Comissão Machado de Assis, formada pelos filólogos Antônio Houaiss, Antônio José Chediak, Celso Ferreira da Cunha e J. Galante de Sousa. Com o intuito de servir a estudantes, atualizações ortográficas foram feitas para impedir que erros de ortografia ocorram, por influência do autor, e os mesmos fossem prejudicados.

Letícia Malard traduziu palavras e expressões estrangeiras, além de dar significados a vocábulos que podem ser desconhecidos pela maioria dos leitores. As traduções destes vocábulos e expressões desconhecidas foram colocadas no rodapé, alfabeticamente, na mesma página onde se encontra determinado vocabulário, a fim de contribuir com a leitura.

Nessa edição, os textos introdutórios possuem linguagem coloquial, objetivando atingir especialmente estudantes do 2° grau ou vestibulandos. Com esse mesmo propósito, Malard elabora questões de múltipla escolha e questões abertas, padronizadas às questões de vestibular, no final da obra de Machado de Assis.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.