Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Linguagem e letramento na educação dos surdos – ideologias e práticas pedagógicas

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A inclusão tem se tornado um desafio prioritário não só para aqueles que pensam a Educação Inclusiva, como para qualquer professor ou educador que tenha que lidar com o diferente na sala de aula, ou simplesmente transmitir aos seus alunos a importância da inclusão e do respeito pelo diferente. São tratados no livro, temas como: “Variáveis intervenientes e não intervenientes na construção da linguagem, do letramento e da interação” e “Atitudes decorrentes da assimilação do estigma, do preconceito e das formações imaginárias nos processos de interação, leitura e escrita de surdos”. E mais: Terá o surdo, de fato, dificuldade de abstração? Essa é outra questão abordada pela autora, que oferece um rico e importante estudo para professores, educadores e pesquisadores sobre como lidar com a surdez, sobre como ela se relaciona com a prática educativa e sobre como a relação familiar pode interferir na formação e no aprendizado dos surdos.

Exclusão e mau preparado dos professores são problemas pedagógicos graves na educação brasileira. Escrito por quem trabalhou por duas décadas com educação de surdos e educação especial, este livro apresenta depoimentos de personagens e traz à tona questões que devem ser feitas pelos envolvidos com educação: “ De que modo a necessidade de acesso à língua falada se converte em argumento para advogar a oralização dos surdos como condição de letramento, ou para tentar transformá-los em ouvintes?”. Essa é uma dessas questões que abre espaço para reflexão e conscientização dos educadores e professores que têm que lidar com os surdos no ambiente escolar ou no exercício da prática educativa.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.