Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Introdução à Sociologia da Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O pressuposto deste livro é o de que é impossível entender a educação e a escola fora da cultura e da sociedade nas quais estão inseridas. Para isso, apresenta a discussão de conceitos-chave da Sociologia da Educação e caracteriza os ambientes aos quais eles se referem: comunidade, sociedade, cultura, educação e escola, de forma a contemplar autores como Durkheim, Giddens, Weber e Marx, entre outros.

Apontando a necessidade do exercício de compreensão da nossa realidade social, esta obra apresenta como veio se estabelecendo a relação entre sociedade e instituição escolar em diferentes épocas, em contextos distintos. Lançando seu olhar ao papel social do espaço escolar, João Valdir Alves de Souza trata, ainda dos profissionais do ensino e da complexidade desse ofício. Essas são algumas das questões contempladas pelo autor neste livro, peça fundamental para a compreensão da Sociologia da Educação, destinado especialmente aos alunos dos cursos de licenciatura e pós-graduação em Educação, sobretudo aqueles que vêm de cursos de graduação nos quais não tiveram a oportunidade de tomar a educação como objeto de análise.

Trata-se, pois, de um livro que, apesar de se propor a ser uma introdução à Sociologia da Educação, aprofunda em suas discussões, apresenta questionamentos para que novos estudos possam surgir a partir desta leitura, entrelaça o pensamento de vários pensadores, despertando novas percepções, parte de elementos históricos e de uma contextualização rica que desloca o olhar do leitor ao passado como forma de compreender o presente e sugerir passos para o futuro e, principalmente, quer fomentar em você novas reflexões a respeito da Educação, seu papel na sociedade e sua articulação com os indivíduos e o processo civilizatório.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.