Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Formação de professores – Pesquisas, representações e poder

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro traz uma análise das principais publicações sobre formação docente no Brasil além de apresentar uma discussão sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura. Além disso, é tratada a formação docente nas universidades suscitada pelas alterações na estrutura jurídico-legal da educação brasileira a partir de 1996. Os capítulos seguintes trabalham com dados da pesquisa empírica realizada pelo autor com o propósito de traçar o perfil do aluno que opta por um curso de licenciatura. Nas partes finais do livro, a questão central é a relação entre ensino e pesquisa na universidade e seus reflexos para as licenciaturas.

Quais as raízes históricas sociais e institucionais da resistência das Universidades a enfrentar decisivamente o desafio da formação de professores para a educação básica? A partir da reflexão apresentada pelo livro Formação de professores – Pesquisas, representações e poder, Magda Soares, faz esse questionamento ao acreditar que “é impossível negar que parte significativa dos enormes problemas com que a educação básica brasileira se vem debatendo, há muitas décadas, se deve à questão nunca suficientemente enfrentada e, portanto, ainda não resolvida, da formação de professores. É uma questão que diz respeito diretamente às Universidades, a quem se vem atribuindo, cada vez mais insistentemente, a formação de professores’, diz.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.