Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Experiências étnico-culturais para a formação de professores é destaque da Autêntica Editora

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Como lidar com a diversidade cultural e étnica em sala de aula? É possível escapar do modelo monocultural de ensino? A equidade de oportunidades pode ainda ser vislumbrada no horizonte do ensino? Essas são algumas questões que permeiam o livro Experiências étnico-culturais para a formação de professores, da Autêntica Editora. Os autores têm o entendimento de que “o desafio para o campo da didática e da formação dos professores no que se refere à diversidade é pensá-la na sua dinâmica e articulação com os processos educativos escolares e não-escolares e não transformá-la em metodologias e técnicas de ensino para os ditos “diferentes”.

Organizada por Nilma Lino Gomes e Petronilha B. Gonçalves e Silva, a publicação reúne textos de vários estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre a diversidade étnico-cultural na formação de professores. Reconhecendo a pouca bibliografia sobre o tema, e também a necessidade de colocá-lo em pauta nas esferas de Educação do Brasil, os autores questionam sobre como sociabilizar crianças e jovens para uma convivência que faça da diferença a sua positividade e afirmação. Para isso, perguntam: Como educar para que todos, judeus, ciganos, indígenas e negros façam da sua herança e memória a força para se apresentar diante do outro? Esse é uma das questões elucidadas na obra. Em um país miscigenado e diverso como o Brasil, a discussão proposta por esse livro se faz extremamente necessária. E dado o papel importante das escolas e instituições de ensino na formação de um cidadão, estabelecer um diálogo entre a formação de professores e o caráter social, econômico, simbólico, político e étnico do Brasil é fundamental. É nesse sentido que trabalham os autores desta publicação, que integra a Coleção Cultura Negra e Identidades, da Autêntica Editora.

Dirigido de maneira especial aos professores e à sua formação, este livro é indispensável para o debate sobre a educação e os processos de busca de identidade, nos quais estarão sempre presentes as tensões, os conflitos e as negociações entre os semelhantes e os diferentes.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.