Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Esaú e Jacó

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Esaú e Jacó é um clássico da última fase machadiana. Publicado originalmente em 1904, apenas quatro anos antes da morte de seu autor, a obra narra a história de dois irmãos gêmeos que desde o útero já se estranhavam. Trata-se de Pedro e Paulo, que, apesar de serem rivais, tinham em comum o amor pela mãe e pela jovem Flora. Apesar da simplicidade aparente do enredo, vale lembrar que estamos falando de um texto de Machado de Assis, grande nome da Literatura Brasileira e autor imprescindível para cursos de Literatura de ensinos fundamental e médio.

Letícia Malard sabe disso e possibilita ao leitor, por meio da edição publicada pela Autêntica Editora, uma reflexão mais elaborada da obra em questão, uma vez que se trata de uma edição com o texto original comentado, entremeado de análises sobre pontos importantes da obra machadiana. Para o professor, uma obra indispensável, isso porque em Esaú e Jacó é possível perceber o constante diálogo com o leitor, a não linearidade da narrativa, a intertextualidade e a forte presença da ironia e do tom fatalista e pessimista, características marcantes da narrativa Machadiana.

Além disso, o livro chama a atenção para questões fundamentais ao estudo da Literatura, como a metalinguagem e a hipertextualidade, ponto forte em Esaú e Jacó, uma vez que esse recurso literário pode ser percebido em relação às narrativas mítico-grega, bíblica do Velho Testamento e bíblico-cristã, respectivamente: Castor/Pólux, Esaú/Jacó e Pedro/Paulo.

A publicação contribui também para o entendimento de aspectos da história brasileira como a função do dinheiro na sociedade capitalista emergente do Brasil-Império e a criação das crianças ricas no Rio de Janeiro, sob o Império.

Organizado, comentado e explicado pela professora de Literatura Brasileira Letícia Malard, o livro disponibiliza um glossário, disposto em ordem alfabética, em cada página, para facilitar o entendimento do texto, e sugestão de exercícios de interpretação.Trata-se, portanto, de uma ferramenta de acesso da literatura brasileira pensada, principalmente, para professores e educadores.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.