Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Entre gingas e berimbaus – Culturas juvenis e escola

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A autora Carla Linhares Maia analisa, no livro Entre gingas e berimbaus – Culturas juvenis e escola, um grupo de jovens que faz capoeira no espaço de uma escola pública municipal de Belo Horizonte. O intuito é verificar a participação cultural voluntária desses jovens a fim de interpretar as vivências juvenis e suas variadas expressões de culturas inseridas ou construídas na escola, bem como averiguar os modos como a instituição se relaciona com os alunos, por meio de seus educadores e dos projetos político-pedagógicos.

A partir de observações feitas nesses espaços durante dez meses, a autora revela que a cultura juvenil é assinalada pela diferença e pela diversidade. Carla Linhares mostra como a linguagem do corpo, a oralidade e os simbolismos representam a personalidade de um jovem que circula em espaços distintos e sofre estímulos de uma sociedade globalizada caracterizada pela hibridez cultural e pelo excesso de informações.

Essa obra traz análises e estudos fundamentais para professores, educadores e demais envolvidos com educação, preocupados com a prática de ensino e com a relação entre a escola, o professor e o aluno.

A Autora

Carla Linhares Maia é graduada em História (UFMG), mestre em Educação (PUC-Minas), doutoranda em Educação (FaE-UFMG) e pesquisadora do EDUC – Educação e Cultura (PUC-Minas) e do Observatório da Juventude (FaE-UFMG).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.