Fique por dentro do Grupo Autêntica
01/01/2007 — Assessoria de Comunicação
A proposta do livro é traçar novas abordagens sobre a complexa relação entre Filosofia e educação, fazendo uma revisão bibliográfica das principais obras referentes ao tema. Para isso os autores pretendem provocar experiências que transformem a relação que temos com o ensino de Filosofia. Ideal para profissionais, professores e alunos de Filosofia, a publicação combina experiências práticas e pesquisas de professores-pesquisadores.
Sobre a necessidade da Filosofia, um dos autores diz: “Não pode haver educação, verdadeiramente formativa, sem a participação, sem o exercício e o cultivo da filosofia, em todos os momentos de formação das pessoas, do ensino fundamental ao superior. É que só o conhecimento técnico-científico não é capaz de nos revelar todas essas dimensões dos valores da dignidade humana, da cidadania, uma vez que concentram em ensinar o que são as coisas, como elas funcionam e como o homem pode manipulá-las para fazer, construir, transformar os objetos materiais. (…) Mas, os conhecimentos científicos não podem expressar uma razão para nossas escolhas existenciais, para formarmos nossa escala valorativa, para nos sensibilizar à dignidade da vida humana”.
Sendo a Filosofia fundamental subsídio de formação, ele pode e deve estar presente desde o momento em que a pessoa tenha condições para começar a pensar. E é para mostrar e provocar reflexões sobre como promover a formação filosófica na sala de aula que o livro Ensino de Filosofia – perspectivas foi produzido.
Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).