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Release - Educação, cidade e cidadania – Leituras de Experiências Socioeducativas

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Especialistas da área de Educação e Ciências Sociais apresentam uma coletânea de artigos que discutem temáticas referentes à cidadania como um direito de todos. No livro Educação, cidade e cidadania – Leituras de Experiências Socioeducativas, da Autêntica, os autores compreendem a complexidade de se conceituar cidadania, uma vez que as representações que fazemos dela são diversas: pode ser vista como nacionalidade, juízo de valor, associando-se ao aspecto positivo da vida social do homem em contraponto à não-cidadania, à marginalidade. Organizada por Carlos Roberto Jamil Cury e Sandra de Fátima Pereira Tosta, a coletânea trata, entre outros temas, da gestão democrática na escola, dos caminhos democráticos no campo educacional em Minas Gerais e da prática do ensino religioso escolar, de forma a analisar sua contribuição à formação ética e cidadã do professor.

“Como resgatar o direito à Educação conquanto política educacional, ao nível das instâncias locais, não se esquecendo de que elas são parte de um todo, que extrapola as fronteiras nacionais?” Essa é uma das questões propostas pela socióloga Maria da Glória Gohn, no artigo que se dedica a refletir sobre a prática dos conselhos gestores na esfera pública, tomando como referência os conselhos colegiados existentes na área da Educação. Outros temas contemplados são: o colegiado na escola enquanto uma experiência no exercício da cidadania, a formação para a gestão de usuários dos serviços da Rede Pública de Saúde Mental de Belo Horizonte e o diálogo entre cidadania e Direitos Humanos.

Além de apresentar uma base teórica permeada por elementos históricos, o livro apresenta práticas e experiências tecidas a partir do diálogo entre a educação, a cidade e a cidadania. Ao afirmar que “a prática docente é ontologicamente ética e política”, o professor Amauri Carlos Ferreira, corrobora a necessidade de se refletir sobre como a vida escolar sofre os impactos da busca pela democratização mais ampla e sobre o aspecto ético e político da docência.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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