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Release - Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A proposta do livro é traçar um mapa dos estudos sobre currículo desde sua gênese até as atuais teorias pós-críticas. O que é uma teoria do currículo? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? Quais os objetivos da educação escolarizada: formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à população? O que se deve ensinar: as habilidades básicas de escrever, ler e contar; as disciplinas científicas; as habilidades práticas necessárias para as ocupações profissionais? Essas são algumas questões trabalhadas pelo autor Tomaz Tadeu da Silva no livro Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.

Destinado a professores, pesquisadores e demais envolvidos com Educação, o livro traz, ainda, mais questionamentos como: O que deve estar no centro do ensino: os saberes “objetivos” do conhecimento organizado ou as percepções e as experiências “subjetivas” das crianças e dos jovens? Em termos sociais, quais devem ser os objetivos da educação: ajustar as crianças e os jovens à sociedade tal como ela existe ou prepará-los para transformá-la; a preparação para a economia ou a preparação para a democracia?

“A emergência do currículo como campo de estudos está estreitamente ligada a processos tais como a formação de um corpo de especialistas sobre currículo, a formação de disciplinas e departamentos universitários sobre currículo, a institucionalização de setores especializados sobre currículo na burocracia educacional do estado e o surgimento de revistas acadêmicas especializadas sobre currículo”, acredita o autor.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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